Notícias | 16 de dezembro de 2003 | Fonte: Seguros em Dia

Setor precisa melhorar resultado industrial

Analistas afirmam que o maior desafio das seguradoras nesse momento é a necessidade de melhorar o resultado industrial e, ao mesmo tempo, tentar reduzir a dependência de resultados financeiros, sem aumentar os preços médios. Na avaliação do consultor Sérgio Moreno, diretor da KPMG Auditores Independentes, por exemplo, o retorno do investimento precisa ser compatível com as expectativas dos acionistas. Segundo ele, independente dessa necessidade, é importante também investir na modernização e no avanço tecnológico, especialmente em processos, sistemas e ferramentas gerenciais. O fundamental, explica, é colocar a empresa na “era da informação”.
O consultor acrescenta que se calcula uma perda potencial de R$ 640 milhões no resultado das seguradoras, no segundo semestre deste ano, decorrente de um menor rendimento das aplicações em títulos de renda fixa. Além disso, há ainda o problema causado pelo aumento da taxa média de sinistralidade.
De acordo com o analista da KPMG, a sinistralidade total do setor variou de 59% em 1995, para 68% em junho de 2003. Nesse sentido, um dos maiores aumentos foi apurado na carteira de automóveis, na qual a taxa média de sinistralidade passou de 61% em 1995 para 73% em 2002.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN