Ter uma casa própria segue sendo o maior sonho dos brasileiros. Pesquisa Radar, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em dezembro passado, mostra esse desejo no topo, com 31% das preferências.
No entanto, o bem ainda é pouco protegido. Apenas 17% dos domicílios possuem seguro residencial, de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Em outros países, a porcentagem chega a 90%.
Com o aumento da frequência dos eventos climáticos graves, registrados também no Brasil — como o que foi visto em maio, no Rio Grande de Sul —, o seguro residencial se torna essencial. As enchentes no estado causaram perdas em mais de 280 mil domicílios.
— O seguro residencial é uma forma simples de proteger a residência e reduzir perdas materiais e financeiras caso aconteça algum imprevisto. Além disso, é um produto de fácil contratação — destaca Raquel Cerqueira, superintendente executiva de Ramos Elementares da Bradesco Seguros.
A gama de proteção é variada.
— Além da cobertura básica (compreendendo um pacote de amparos essenciais que proporcionam uma proteção inicial ao segurado), o Bradesco Seguro Residencial também oferece coberturas adicionais que podem ser contratadas opcionalmente para ampliar a proteção do imóvel. Entre elas, destacam-se: os amparos de moradia temporária; danos causados por vendaval, alagamento, furacão, ciclone, tornado, granizo, neve e geada; responsabilidade civil familiar, que garante indenização ao segurado, seu cônjuge e dependentes legais por danos materiais ou corporais causados a terceiros; danos elétricos, roubo, vidros e equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros — como detalha o diretor da Bradesco Seguros Saint’Clair Lima, que completa: — O custo médio da proteção é baixo, variando entre 0,1% e 0,2% do valor do imóvel.
A personalização da apólice, levando-se em conta as características específicas da região e a cobertura adequada, é fundamental. Por isso, os corretores de seguros são de grande importância. Sua consultoria especializada leva o segurado à melhor escolha.
Uma cobertura sob medida, que leva em consideração as necessidades pessoais e as condições locais de cada imóvel, torna a proteção ainda mais atraente e necessária para blindar um patrimônio tão estimado pelo brasileiro.