Os clientes do Rio do Seguro Residencial Itaú já podem ficar despreocupados com o descarte adequado de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis. Isso porque a seguradora chamou para si a missão da coleta residencial dos itens destinados a descarte ambientalmente correto. Desde o mês passado, o Seguro Residencial Itaú oferece serviços ambientais a seus novos clientes ou aos que renovaram apólice a partir de outubro. Agora, os segurados do Rio já podem agendar uma coleta residencial desses materiais.
Eles serão destinados a reaproveitamento ou reprocessamento. Componentes eletrônicos, metais e aço, plásticos, madeira e até espuma de estofamento de sofás serão reinseridos na cadeia de produção, possibilitando reaproveitamento de material, gerando economia energética e reduzindo a emissão de CO2, na atmosfera. A estimativa é que possam ser reaproveitados até 90% dos componentes descartados. Os resíduos restantes, que não puderem ser reutilizados, serão depositados em aterros adequados e controlados.
Além desse serviço, os clientes do Seguro Residencial Itaú contam com assessoria especializada que faz orientações por telefone sobre uso eficiente de energia e de água, reciclagem de lixo, projetos de adaptação de imóveis com conceitos de arquitetura bioclimática. Os segurados têm também à disposição a já tradicional Assistência Residencial 24 Horas, com reparos na moradia do cliente. “É o primeiro seguro residencial no mercado a agregar essa grade de serviços, facilitando ao cliente que realmente queira fazer a diferença e tornar a sua residência mais ambientalmente correta”, destaca Ney Ferraz Dias, diretor da Itaú Auto e Residência. “Em que pese existir sempre algum investimento a ser feito, avaliamos também que as orientações trazem benefícios tangíveis ao segurado, pois podem levar a ganhos como redução no valor das contas de água e luz”, afirma o executivo.
A iniciativa faz parte do objetivo do Itaú Unibanco em inserir conceitos de sustentabilidade em seus produtos, aproventando-se o fato de que o País está hoje receptivo a esse tipo de serviço. Pesquisa do Ministério do Meio Ambiente revela que 17% dos entrevistados possuem lixo eletrônico guardado em casa, 66% estão dispostos a separar o lixo para reciclagem, 63% pretendem eliminar desperdício de água, 46% reduziriam o consumo de energia elétrica para ajudar o planeta e 59% julgam necessárias mudanças nos hábitos de consumo, transporte e alimentação para evitar problemas ambientais. “Esses dados mostram que o brasileiro tem a intenção de rever seus hábitos. E tanto a coleta quanto a orientação que oferecemos ajudarão nossos clientes a levar a seu dia a dia atitudes muitas vezes simples que poderão trazer resultados significativos, tanto para o seu cotidiano quanto para o meio ambiente”, ressalta Dias. “Esses novos serviços convidam as pessoas a terem uma atitude diferente.”
A orientação ambiental será efetuada por profissionais como gestores ambientais, arquitetos e outros com especializações no tema e vai oferecer assessoria ambiental aos clientes do Seguro Residencial Itaú. Os segurados receberão orientações sobre a redução do consumo de energia, com soluções de iluminação natural e equipamentos mais econômicos, conforme o selo Procel – do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Para melhor utilização da água, com vistas a reduzir o desperdício desse recurso natural essencial, as informações prestadas passarão, entre outras, por aproveitamento da água da chuva e torneiras e bacias de baixo consumo.
Os consultores ambientais também poderão informar aos segurados o potencial de economia de energia e água, tanto em KW ou metro cúbico, como em reais. Haverá ainda orientação sobre reciclagem de lixo residencial, em que dúvidas como o que pode ser reciclado, como fazer a separação dos materiais, quais as possibilidades de reaproveitamento e qual o descarte adequado de cada tipo de resíduo serão sanadas. Por fim, para quem tiver intenção de construir ou reformar imóveis usando conceitos de arquitetura bioclimática, os profissionais da assessoria poderão orientar sobre possibilidades de uso de energias limpas, como solar e eólica, reutilização de água, captação de água da chuva, telhados e cortinas verdes, insolação adequada e iluminação natural. Se for de seu interesse, o segurado terá a indicação de profissionais especializados em projetos ecoeficientes, contando então com desconto de 10% na elaboração e acompanhamento dos projetos.