Notícias | 17 de novembro de 2003 | Fonte: Agora

Seguro de veículos na região do ABC é o mais caro do Brasil

PAULA FREITAS do Agora
O seguro do carro pesa cada vez mais no bolso dos moradores de São Paulo, especialmente os da região do ABC. Em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema, o valor do seguro chega a ser três vezes maior que o mesmo seguro feito em Santos, no litoral de São Paulo.
De acordo com estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, entre 2002 e 2003, os furtos de veículos aumentaram quase 27% em Diadema. Em Santo André, o crescimento foi de 12,06%. Os roubos de carro na cidade de São Bernardo no mesmo período cresceram 3,46%.
“Não tem como ser diferente. O preço do seguro é uma relação de custo e benefício. Se a região é tranquila e não traz grandes prejuízos para a seguradora, o preço é menor. Se, ao contrário, é um lugar perigoso, com roubos, furtos e desmanches, o preço do seguro vai ser maior”, afirma o diretor do ramo de automóveis da AGF Seguros, Marcelo Goldman.
Reflexos
A proximidade da região do ABC faz com que os moradores da zona leste da capital também paguem mais pelo seguro do carro.
Nessa região, o seguro chega a custar mais que o dobro do que um feito no centro da cidade.
“A zona leste e a zona sul são muito utilizadas como rotas de fugas de bandidos. É comum eles roubarem ou furtarem o veículo no ABC e irem para a zona leste para pegar a rodovia Presidente Dutra ou os acessos para o litoral. Por isso, o valor do seguro acaba subindo”, explica Marcelo Blay, diretor da Sindseg-SP (Sindicato das Seguradoras de São Paulo) e vice-presidente da Itaú Seguros.
Uma forma de conseguir diminuir um pouco o preço da apólice do seguro é a utilização de equipamentos de segurança, como travas, alarmes e localizadores.
Os descontos variam de acordo com a eficácia do equipamento, podendo ir de 5% a 25% do valor do seguro.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN