Nesta terça-feira (12), teve início o CQCS Insurtech & Inovação 2024. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o maior evento de Inovação em Seguros da América Latina contou com a participação de importantes lideranças do Mercado de Seguros, que presentes em diversas plenárias discutiram as principais tendências para o setor. No primeiro dia do evento, a sala Marcelo Blay, debateu o tema “Dados e Inteligência Artificial transformando o seguro de pessoas e previdência”. Estiveram presentes no painel o Presidente do Fórum Mário Petrelli, Marco Antonio Gonçalves, o CEO da CAPEMISA Seguradora, Jorge Andrade e o Presidente da PrevData, Carlos de Paula.
O Presidente do Fórum Mário Petrelli, Marco Antonio Gonçalves, destacou que o Seguro de Pessoas passa por uma constante evolução, tomando novas dimensões e se sustentando ao longo do tempo. O especialista lembrou que a pandemia trouxe uma consciência global, no entanto, o segmento sempre enfrentou desafios para implementar tecnologia avançada. “Esse tipo de seguro precisa de uma humanização, diferente de outros produtos, que não necessitam de um trabalho de sensibilização dos consumidores em potencial. Por outro lado, a Inteligência Artificial está transformando o setor, aproximando o seguro de pessoas dos clientes. Com a Inteligência Artificial os nossos processos se tornam mais assertivos, especialmente na detecção de fraudes, na subscrição e na personalização de seguros de acordo com as necessidades de cada um. Ainda assim, a Inteligência Artificial não consegue fazer todo o trabalho de humanização que é necessário para fomentar o mercado de seguros de vida. Ela nos dá apoio operacional, mas ainda não nos ajuda completamente a entender como vender mais e melhor para proteger a sociedade”, disse.
Jorge Andrade, CEO da CAPEMISA Seguradora, frisou que o mercado precisa entender como a Inteligência Artificial pode beneficiar o dia a dia dos negócios, especialmente em relação ao uso de dados. “No nosso setor, refinar dados significa transformá-los em inteligência acionável, que beneficia seguradoras, corretores e, principalmente, nossos clientes. Cada cliente espera um tratamento único. Quando conseguimos capturar, analisar e aplicar dados de maneira precisa, somos capazes de entregar soluções personalizadas e com rapidez. Ter informações completas permite que tenhamos precisão nas decisões, possibilitando a previsão de riscos, a identificação de tendências de mercado e a implementação de novas estratégias”, disse. O executivo lembrou ainda que para o Corretor de Seguros, a Inteligência Artificial representa uma revolução. Ela transforma o corretor em um especialista em informações relevantes, com agilidade e precisão. Isso aumenta a produtividade e o impacto das suas ações, reduzindo custos e potencializando a capacidade de identificar tendências. Quanto mais personalizado for o seguro de pessoas, mais conseguiremos fidelizar e manter esses clientes ao nosso lado”, afirmou.
Questionado sobre uma possível convergência entre fundos de pensão com as seguradoras, o presidente da Prevdata, Carlos de Paula, ressaltou que essa sinergia exigirá uma forte presença das entidades de representação do setor. “O Brasil é um país que começou a envelhecer rapidamente. Nossa comunidade tende a tratar esse tema com leveza, portanto é necessário um olhar estratégico, de cima para baixo, com o envolvimento das entidades de representação que possam fornecer informações estratégicas para promover essa convergência. A sobrevivência e a longevidade precisam ser dignas, e essa convergência deve partir de uma perspectiva de criatividade. Esse processo de convergência, naturalmente, trará uma série de soluções que beneficiarão a sociedade como um todo “, concluiu.
No painel “Dados e Inteligência Artificial transformando o seguro de pessoas e previdência”, os especialistas destacaram os impactos transformadores dos dados e da Inteligência Artificial para o Mercado de Seguros. A troca de ideias ressalta como as tecnologias estão permitindo que as seguradoras personalizem produtos, otimizem processos e ofereçam uma experiência mais eficiente, tornando o setor mais ágil, preciso e preparado para atender às novas demandas, consolidando uma era modificada para os serviços de seguros.