Notícias | 9 de março de 2012 | Fonte: CQCS | Camila Barreto

Seguro de banca de jornal aponta caminhos de crescimento para o ramo de varejo

Um produto aparentemente desconhecido, mas com uma demanda crescente de clientes. Essa é a proposta do seguro de banca de jornal, distribuído pela corretora paulista Flexseguros há 17 anos e visto atualmente como porta de entrada para o ramo de varejo.


De acordo com o diretor da Flexseguros, José Cesar Caiafa, a ideia de uma proteção para os donos de bancas de jornais foi viabilizada com dificuldades.


“Depois de algumas tentativas e movido pelo pedido do Sindicato dos Jornaleiros, que queria a proteção, fui até uma seguradora com uma proposta. Após alguns ajustes, montou-se um produto que atendesse as necessidades do jornaleiro em conjunto com as possibilidades da companhia”, explica.


Caiafa defende o seguro como aquisição necessária, devido ser fonte de renda de muitas famílias, além do valor material do negócio. “A banca é, na maioria das vezes um patrimônio familiar e a receita é muito importante na composição da renda. Outro ponto são os produtos comercializados. Quem tem uma banca média guarda itens como jornal, computador, CD, DVD, o que contabiliza pelo menos que R$ 50 mil”.


Atualmente a carteira está em movimento de expansão em outras regiões, além de São Paulo.  “Estamos avançando para outros lugares como Rio de Janeiro, Minas de Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Distrito Federal e Pernambuco”, ressalta Caiafa.


Segundo ele, existem cerca de 10 mil bancas de jornal seguradas pelo produto. O diretor completa ainda que o segmento obteve um crescimento significativo de 20% em 2011 comparado a 2010.


Coberturas e aquisição


Atualmente o seguro é distribuído apenas pela Flexseguros em parceria com a Allianz Seguros e conta com três pacotes: ouro, platina e prata.


Optando pelo produto prata, os segurados garantem coberturas básicas como incêndio, raio, explosão, fumaça, aeronave, tumultos, greves, vendaval, granizo, furacão, colisão de veículos, quebra de vidros e luminosos. “O valor mínimo para um jornaleiro fazer um seguro nesse perfil é de R$ 662,00 reais”, afirma Caiafa.


Na opção platina, acrescenta-se além das coberturas citadas, roubo e furto qualificado de bens. Já a modalidade ouro oferece uma cobertura completa, incluindo também roubo de dinheiro, cartões telefônicos, equipamentos eletrônicos e responsabilidade civil por danos à terceiros.


A comercialização acontece no formato online, com a cotação parcial no site da corretora e posterior análise dos dados e perfil.


 

4 comentários

  1. A F CARNEIRO LIMA CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    21 de março de 2012 às 17:13

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  2. ARNUSS JR (Corretor de Seguros - SUSEP 10.0716081)

    14 de março de 2012 às 18:14

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  3. FLEX ADM COR SEGUROS

    12 de março de 2012 às 13:34

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  4. SERRA LIDER CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    12 de março de 2012 às 9:12

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