Para chegar ao valor do seguro de um carro, as seguradoras dependem de várias informações sobre o proprietário e o veículo para calcular o risco e, claro, somar a isto os impostos.
No último dia 6 de agosto foi publicado o Decreto 5.172, que isentará do IOF, gradativamente, as operações de seguro de vida, de acidentes pessoais e do trabalho. Mas a medida em nada muda os seguros dos carros, que continuam pagando 7% de IOF.
`Além disso, toda a operação financeira sofre com a CPMF`, lembra o diretor de Automóvel da Federação Nacional de Empresas de Seguros (Fenaseg), Ricardo Xavier. `A nossa esperança é que com a conta investimento nossa carga tributária diminua dos 11% sobre o prêmio para aproximadamente 10%.`
A conta investimento é uma modalidade instituída pela Lei 10.892, de 13 de julho de 2004, que permitirá aos investidores mudar de um produto de investimento para outro sem o pagamento da CPMF.
`A Superintendência de Seguros Privados (Susep) está nos estimulando a criar um alternativa popular para carros, mas para isso vamos tentar incluir a isenção do IOF para este tipo de seguro`, explica Xavier. A idéia é criar uma apólice de cobertura com valor baixo, para carros com mais de cinco anos. O objetivo é atingir os proprietários de mais de 25 milhões de carros que circulam sem seguro pelo País.