Notícias | 8 de setembro de 2023 | Fonte: A Crítica

Seguro ambiental dispara no Amazonas

No primeiro semestre deste ano, o seguro para riscos ambientais cresceu 372% na comparação com o mesmo período em 2022

O seguro para riscos ambientais no Amazonas cresceu 372% no 1º semestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Hoje, as empresas sediadas no Estado concentram 43% da arrecadação deste seguro no Norte, com R$ 1 milhão em valores arrecadados. Para o presidente da comissão de Responsabilidade Civil da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Fábio Barreto, os dados são bastante promissores, considerando o atual estágio deste seguro no País.

Visões: “Enquanto nos EUA e Europa o seguro de risco ambiental é visto como um instrumento de proteção social, como um investimento que a empresa deve fazer em prol do coletivo, no Brasil, para a maioria, a apólice ainda é vista como um custo a mais para a operação”, explicou Barreto.

Proposta: Motivado pelos recentes e graves acidentes ocorridos com alegorias, tripés e guindastes em festivais folclóricos no interior do Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cidade, propôs a criação de uma “Comissão de Segurança” para avaliar esses equipamentos durante os grandes eventos culturais.

Acidentes: Na justificativa do projeto, o deputado citou os acidentes ocorridos no Festival de Cirandas de Manacapuru de 2022 e no Festival Folclórico de Humaitá deste ano. A comissão proposta teria, por exemplo, representantes do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM).

Busca por…: O secretário Ronney Peixoto, da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), esteve ontem na Assembleia Legislativa, onde realizou uma apresentação intitulada “O Amazonas e a busca por alternativas econômicas”. Ele falou, entre outras coisas, sobre a exploração do gás natural, do potássio e a futura criação de um Polo de Fertilizantes, além do potencial do Amazonas em geração de energia elétrica.

…alternativas: “Esses temas são de grande importância para o governador Wilson Lima, por isso a criação da secretaria de Mineração e Gás, para dar um foco maior nessas tratativas para o desenvolvimento do Amazonas. Estamos buscando novas alternativas complementares ao modelo econômico do Polo Industrial de Manaus”, resumiu Peixoto.

Cooperação técnica: A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) celebraram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 19/2023, pelo qual cooperarão mutuamente na estruturação de um esquema contínuo de elaboração do Sistema de Contas Regionais e do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios. O acordo terá vigência até agosto de 2028 podendo ser prorrogado por cinco anos.

Parceria antiga: Desde a década de 1990, a Suframa tem mantido parceria institucional com o IBGE, objetivando estimar as variáveis macroeconômicas regionais para os Estados da Amazônia Ocidental e o Amapá. O instrumento anterior, por exemplo, o ACT 3/2013, teve vigência, após prorrogação, até abril de 2023.

Inspeções: Após denúncias apresentadas por 12 terras indígenas do Amazonas, o Ibama realizou, de julho a agosto, uma série de inspeções para averiguar desmatamento ilegal, pesca ilegal, caça predatória e extração irregular de madeira e de recursos minerais, que tem ameaçado o equilíbrio ecológico.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN