Notícias | 22 de setembro de 2003 | Fonte: Valor Econômico

Seguradoras vão criar código de ética

Será criado um código de ética para todos os ramos de atuação das seguradoras.
A idéia foi apresentada ontem pela Fenaseg, durante um almoço de integrantes do setor com o superintendente da Susep, Renê Garcia, promovido pela Câmara Americana de Comércio do Rio. Segundo o vice-presidente da Fenaseg, Luiz Tavares Pereira Filho (executivo da Bradesco Seguros), o código deve ficar pronto em menos de um ano e vai basear-se em regras internacionais.
“Vamos fazer um código com regras gerais de boas práticas para todo o setor e a idéia é detalhar também normas de conduta específicas para cada ramo”, disse Pereira filho. Para Renê Garcia, a idéia é excelente e tem todo o apoio da Susep.
Outro tema enfatizado durante o encontro foi a preocupação das seguradoras e da Susep com a questão da blindagem das reservas das empresas do setor no caso de falência.
A sugestão de Oswaldo Mário, presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio, é a de tentar resolver a questão por meio do Artigo 192 da Constituição, que regulamenta o setor.
Mas segundo Garcia, o assunto está em discussão desde o governo passado no Congresso para ser resolvido por meio de lei especial.
Garcia disse ainda que está confiante de que a queda consistente nas taxas de juros poderá elevar a participação do setor de seguros no PIB.
“Haverá uma tendência natural ao alongamento de prazos nos investimentos e isso nos favorecerá diretamente”, concluiu ele.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN