Notícias | 1 de novembro de 2024 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes com informações do Valor Econômico

Seguradoras investem em Inteligência Artificial e personalização para atender novo perfil de consumidor 

A pandemia de covid-19 trouxe uma nova realidade para o Mercado de Seguros no Brasil, impulsionando o crescimento das vendas e mudando a percepção dos consumidores sobre a importância da proteção financeira. Segundo informações do Valor Econômico, com o avanço da digitalização e a introdução de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, seguradoras como SulAmérica, Prudential, MAG Seguros, Bradesco, Tokio Marine, Metlife e Icatu registraram crescimento significativo ao personalizar produtos e integrar soluções de saúde e vida, tendências que devem moldar o setor nos próximos anos. 

A Bradesco Vida e Previdência também passou por uma transformação significativa desde a pandemia, adaptando seu portfólio para atender às novas demandas do mercado, segundo o diretor Bernardo Castello. Ele explica que a empresa passou a enfatizar coberturas e assistências que podem ser utilizadas em vida, como as proteções para perda de renda por por desemprego involuntário e diária de incapacidade temporária, que foram mais acionadas do que as coberturas de morte no primeiro semestre de 2024. “A personalização e as coberturas para uso em vida continuarão sendo grandes diferenciais” “A personalização e as coberturas para uso em vida continuarão sendo grandes diferenciais”, destacou Jaime Neto, Gerente de Relacionamento de Parcerias na Banco Bradesco Financiamentos. 

No período, as assistências para uso em vida foram mais acionadas do que coberturas de morte, incluindo perda de renda por desemprego involuntário (CLT) e diária de incapacidade temporária (autônomos). A Bradesco lançou um produto de vida voltado para microempreendedores, reflexo do crescimento do empreendedorismo no Brasil, oferecendo proteção tanto para o empresário quanto para um funcionário, com coberturas personalizadas. As vendas cresceram 23% no primeiro semestre de 2024, alcançando R$ 5 bilhões, com market share de 20,3%.

Na SulAmérica, o impacto da pandemia também foi transformador. Victor Bernardes, diretor de vida, destaca a criação de serviços como o Médico na Tela no seguro de vida e a extensão da cobertura para covid-19 nas despesas médicas do seguro-viagem. Além disso, a SulAmérica investiu em inteligência artificial (IA) para otimizar o atendimento e os processos de venda, utilizando assistentes virtuais para tornar o processo mais ágil e eficiente. O uso de IA foi fundamental para acompanhar o aumento da demanda por seguros de vida, que cresceu 8% no auge da pandemia, em 2021, em comparação a 2020.

A MAG Seguros busca se preparar para a cobertura de futuras pandemias. A aposta está na especialização do corretor e no uso de tecnologia para facilitar as vendas. “O programa Formandos 4.0, que utiliza inteligência artificial para selecionar e capacitar novos profissionais, já treinou 300 corretores no primeiro semestre de 2024, e 95% das vendas foram realizadas por meio do canal digital”, afirma o CEO Helder Molina. A receita com seguros de vida dobrou de 2019 para 2023, chegando a R$ 2,8 bilhões. Para 2025, a expectativa é de expansão no segmento de produtos de vida individual e em grupo, com foco na digitalização e inovação.

Nancy Rodrigues, diretora de seguros de pessoas da Tokio Marine, confirma as tendências. “A tecnologia foi primordial para que o corretor continuasse a exercer seu papel de consultor de proteção dos clientes, atendendo às suas necessidades com qualidade, mesmo remotamente”, comenta. A seguradora passou a oferecer telemedicina no seguro de vida individual e ampliou a oferta de serviços com a inclusão de assistências psicológicas, educacionais e nutricionais, tudo através de plataformas digitais. Entre 2019 e 2023, a Tokio cresceu cerca de 47% na carteira de seguros de pessoas, uma média de 10,2% ao ano. “Em 2024, nossa expectativa é de atingirmos cerca de 14% de crescimento”, prevê.

Na MetLife, entre as coberturas mais comercializadas nos segmentos vida individuais estão invalidez total ou parcial por acidente (26,1%), doenças graves (25,2%), diária de internação hospitalar (21,4%) e fratura óssea (18,4%). “No segmento individual, a personalização e as coberturas para uso em vida continuarão sendo grandes diferenciais. Com isso a expectativa é de um crescimento anual de dois dígitos, consolidando o seguro de vida como uma peça-chave no planejamento financeiro de milhões de brasileiros”, afirma Jaime Neto, vice-presidente assistente de produtos da MetLife Brasil.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN