Notícias | 16 de dezembro de 2021

Seguradora digital Pier recebe autorização inédita da Susep

O Globo anunciou nesta quinta-feira (16) que a seguradora digital Pier recebeu autorização inédita da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para atuar com licença definitiva em todo o Brasil, a partir de 2022. O avanço ocorreu após registrar crescimento de 312% no faturamento em um ano no Sandbox, ambiente experimental, e ter recebido aporte de R$108 milhões em agosto.

O professor da Escola de Negócios e Seguros Samy Hazan explica que na categoria Sandbox o capital requerido é de R$ 1 milhão e a atuação é limitada tanto em relação a produtos, quanto em relação a volume. Na categoria que a Pier passa a integrar a partir de agora, a S3, o capital requerido é de R$ 8 milhões e as possibilidades de atuação se ampliam.

— Em geral, as empresas ficam três anos na categoria Sandbox. A Pier, por ter recebido aporte de capital, conseguiu sair muito mais cedo. Mas, para isso, teve que passar por alguns testes regulatórios da Susep, como comprovar a origem do capital e apresentar um plano de negócios — explica.

A empresa conta com cerca de 70 mil clientes em seguros de celular e automóveis, e tem planos futuros de entrar nos mercados de vida e habitação. Antes disso, porém, pretende aprimorar os produtos já oferecidos e trabalhar ainda mais a satisfação do cliente.

— Hoje, oferecemos seguros para carros até R$ 80 mil, mas os populares já estão tão caros que chegam a isso. Pretendemos então disponibilizar para veículos avaliados em mais de R$ 100 mil, entregando um produto encantador, sem burocracias para contratar ou trocar dados do cartão de crédito — conta Igor Mascarenhas, CEO e sócio fundador da Pier.

E acrescentou:

 — Na proteção para celular, por exemplo, em cerca de 20% dos sinistros, pagamos a indenização de forma imediata. Além de produtos customizáveis, em que é possível escolher cobertura só para furto e roubo ou incluir também assistência para emergências, por exemplo, a empresa opera com mensalidades fixas e sem franquia.

Com apenas 170 funcionários, Mascarenhas revela que todos os processos são pautados no uso de inteligência artificial.

— Temos mais de 100 mil clientes na fila de espera, mas, para aceitá-los, precisamos de solidez. Crescemos em uma velocidade que achamos coerente com a nossa capacidade financeira. A gente olha essa indústria e só vê oportunidade — diz o CEO da Pier:

— A gente está conseguindo criar mais mercado. A maioria dos nossos clientes nunca tinha feito seguro antes.

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