Notícias | 22 de fevereiro de 2011 | Fonte: Económico

Santander vende 51% do negócio segurador na América Latina

A seguradora suíça vai ficar com uma posição de 51% no negócio de seguros do grupo espanhol na América Latina, por 1,2 mil milhões de euros.


O Banco Santander e a seguradora Zurich Financial Services Group chegaram a acordo para formar uma aliança estratégica que potenciará o negócio de banca e seguros em cinco mercados chave para o grupo espanhol na América Latina: Brasil, Chile, México, Argentina e Uruguai”, segundo um comunicado enviado hoje ao regulador dos mercados em Espanha, a CNMV.


Mediante os termos deste acordo, o Santander vai criar uma ‘holding’ que integrará as suas filiais de seguros no mercado latinoamericano. A Zurich passa a controlar 51% do capital da holding e fica encarregue da sua gestão, enquanto que Santander fica com os restantes 49% e “irá subscrever um acordo de distribuição para a venda de produtos de seguro em cada país durante 25 anos”.


Esta operação avalia o negócio de seguros do grupo espanhol na região em 3,27 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros), pelo que irá receber 51% deste valor, ou seja, 1,67 mil milhões de dólares (1,22 mil milhões de euros) por parte da Zurique. Esta transacção dará origem a mais-valias de 1,2 mil milhões de dólares (880 milhões de euros) para o Grupo Santander, que destinam-se “a reforçar o balanço do Banco”, refere ainda o documento.


As acções do Banco Santander estavam hoje a perder 1,6% para 8,81 euros na bolsa de Madrid.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN