Órgão recebe e consolida dados da sociedade seguradora por meio desses sistemas
O Formulário de Informações Periódicas (FIP) é um conjunto de informações que precisam ser prestadas periodicamente à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão regulador do mercado, por empresas que atuam nas áreas de Seguros, Previdência, Capitalização, Resseguro (Ressegurador Local e Admitido) e Corretores de Resseguro.
As informações do FIP são estruturadas em Quadros Estatísticos, que devem apresentar consistência entre si, com a contabilidade e demais sistemas da companhia, que também sejam passíveis de fiscalização.
Os quadros demonstrativos consolidados encaminhados à SUSEP, pelas sociedades seguradoras, se referem à situação econômico-financeira, dados cadastrais e informações operacionais das companhias.
As sociedades seguradoras devem enviar as informações em disquetes para microcomputador, compatíveis com IBM/PC. O Manual de Orientação, que acompanha o FIP/SUSEP, visando facilitar o correto preenchimento dos quadros demonstrativos, contém os prazos de encaminhamento dos dados ao órgão.