A venda de carros esportivos de luxo é um mercado que está em perspectiva de crescimento no Brasil. A alta procura tem ocasionado até mesmo fila de espera até 2022 para entrega dos veículos pelas montadoras.
Com o interesse do consumidor crescendo por esse tipo de automóvel, é natural que a venda de seguros também se aqueça.
O seguro é extremamente importante para a garantia desse bem, especialmente quando ele é de mais alto valor. Prejuízos advindos de sinistros e roubos podem ser, além do transtorno, difíceis de repor. É nessas horas que o seguro faz toda a diferença.
Confira a seguir como funciona o seguro para carros esportivos de luxo:
Como funciona o seguro de carros esportivos de luxo?
O seguro de carros esportivos de luxo funciona de forma parecida com o de carros convencionais, no que se refere a processos. É preciso haver análise, em alguns casos vistoria e depois escolha das coberturas para compor a apólice.
Porém, naturalmente por haver maiores valores envolvidos, maiores custos estão relacionados a possíveis manutenções. O valor do seguro e sua avaliação dependem bastante do quanto a questão da segurança é reforçada no caso dos carros esportivos de luxo, já que eles costumam ser mais visados.
Em relação a ele, características como limitação do ano para ser aceito e maior variação das franquias podem se apresentar.
Abaixo explicamos melhor essas especificidades.
Particularidades
Em carros esportivos de luxo, quando uma peça quebra, geralmente fica mais caro para arrumar em comparação a outros veículos. Isso tanto pelo custo da peça em si, que costuma acompanhar o tipo do automóvel, quanto pelo conhecimento de quem irá consertar, pois nem sempre o mecânico entende daquele componente.
O custo de manutenção, logo, impacta o valor do seguro, pois se forem peças mais caras, o seguro terá maior despesa também para cobri-las. Além disso, pode haver dificuldades em encontrar as peças adequadas.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a frequência de uso. Se o carro raramente é utilizado, somente em situações muito específicas como finais de semana, pode sair mais em conta do que se ele for usado frequentemente, possivelmente circulando em mais locais e áreas de risco.
O valor da franquia, se o veículo for importado, pode ser maior em função desses fatores. Contudo, assim como funciona nos outros seguros, quanto mais alto for o valor da franquia, mais barato tende a ficar o seguro em si.
Quanto custa o seguro de um carro de luxo?
Essa resposta varia bastante, dependendo do modelo do carro e de informações sobre ele. Para ter ideia, o melhor a se fazer é uma cotação.
Na hora de cotar, será necessário selecionar inicialmente a marca do carro.
Depois, deve-se selecionar ano de fabricação (e o ano do modelo, que nem sempre é o mesmo ano, como o caso de um veículo 2019, modelo 2020). O modelo em si é a próxima seleção, após isso a versão, até que se abra um questionário sobre o que o carro contém.
Somente com essas respostas, é possível obter uma estimativa do valor do seguro. Algumas informações são básicas, como a existência de alarme, mas outras podem ser ainda mais específicas em relação a carros esportivos de luxo, como se é blindado.
Para dar um exemplo, realizamos uma simulação do valor do seguro de uma BMW 330 i M Sport 2.0 2021, que ficou em R$ 11.442. O perfil utilizado na cotação foi de um homem casado, com 35 anos, residente na cidade de São Paulo.