Notícias | 8 de abril de 2025 | Fonte: CQCS | Gabrielly Marqueton

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à presidência em Salvador com apoio do presidente da Fenacor, Armando Vergílio.

Nessa sexta-feira (04), Salvador se transformou no palco do inicio da nova trajetória política. Sob os holofotes do Centro de Convenções, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, oficializou sua pré-candidatura à presidência da República, cercado por aliados entre eles Armando Vergílio, Presidente da Fenacor.

Para muitos presentes, o evento foi mais que um ato político; foi o reencontro de trajetórias entrelaçadas pela história, pela gestão pública e pela defesa de pautas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil. Ao lado do filho, o presidente da ENS ( Escola de Negócios e Seguros)Lucas Vergílio, Armando reafirmou seu apoio a Caiado.

Armando relembrou sua trajetória ao lado de Caiado, destacando a transformação vivida por Goiás desde 2019. “Ronaldo Caiado tem se notabilizado em vários setores como o melhor gestor do Brasil. Goiás hoje desponta como o estado com a melhor segurança do Brasil, a melhor saúde, o estado mais digitalizado, o estado que mais reduz a pobreza. E é isso tudo que nós queremos levar para o Brasil”, afirmou.

Mas foi ao falar sobre o setor de seguros que Armando Vergílio conectou o passado ao presente, e lançou olhares ao futuro. Citando dados, ele exemplificou como as políticas de segurança pública do governo Caiado influenciaram diretamente o desempenho do mercado segurador em Goiás: “Em 2018, o número de veículos furtados ou roubados em Goiás, que foram indenizados pelas seguradoras, foram perto de 5 mil. Quando o Caiado assume em 2019, esse número vem caindo e hoje, no ano passado, em 2024, menos de 300 veículos foram indenizados por furto”.

Para ele, Caiado representa a chance de levar essa mesma eficiência a todo o território nacional, inclusive no que tange ao amadurecimento do setor de seguros. “Seguro de transporte de carga, por exemplo, em Goiás não precisa mais de escolta. Os preços dos prêmios foram sensivelmente reduzidos e o mercado está crescendo muito acima da média nacional”.

Armando ainda destacou duas conquistas legislativas recentes que vão transformar o setor: a Lei 15.040, que moderniza os contratos de seguros no país, e a Lei Complementar 213, que regulamenta as cooperativas de seguros. Ambas contaram com protagonismo direto dele e de seu filho, Lucas Vergílio, no Congresso Nacional. “Eu fui um dos relatores da lei 15.040 e o deputado Lucas Vergílio foi o relator na Câmara. Já a Lei Complementar 213 foi proposta pelo próprio Lucas. Essas leis vão contextualizar o Brasil junto aos grandes países desenvolvidos”, destacou com entusiasmo.

Lucas Vergílio também fez questão de marcar presença no evento. Lucas relembrou que iniciou sua trajetória política ao lado de Caiado, ainda na Câmara dos Deputados. “Nunca, até hoje, nenhum governo deu tanta relevância ao setor de seguros. Mas eu acredito que com Ronaldo Caiado sendo eleito nosso presidente, nós vamos ter uma agenda forte para o setor. Ele sempre nos ajudou e entende profundamente a importância disso para o país”.

O parlamentar também celebrou os avanços legislativos conquistados recentemente, com destaque para o marco legal robusto que o setor aguardava há décadas. Aprovamos a Lei Geral do Contrato de Seguros e a Lei Complementar 213 de 2025, que regulamenta as cooperativas de seguros e as operadoras de socorro mútuo. Desde 1966 não havia um avanço tão significativo”.

Para Armando e Lucas Vergílio, a pré-candidatura de Caiado é também uma extensão de um projeto político que já mostra resultados visíveis em Goiás, e que, se levado ao Brasil, poderá transformar não só a administração pública, mas também garantir um ambiente mais seguro, transparente e fértil para o desenvolvimento do mercado de seguros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN