Apesar de proibida, ranhuras em pneu ‘careca’ é prática comum. Motorista flagrado com pneu riscado pode ter veículo apreendido.
Mais um perigo ronda ruas e estradas. O borracheiro oferece e tem gente que aceita. É a riscagem de pneus. Um artifício ilegal que põe em risco a vida de muita gente. O barato pode custar uma vida. É um tipo de prática que enfraquece o pneu e diminui a segurança do carro. Os riscos feitos na borracha deixam o produto usado com aparência de novo. Mas é só aparência…
O funcionário da borracharia oferece ao nosso produtor uma alternativa mais barata e perigosa: “Dá para afundar mais. Tem aquelas maquininhas que a gente passa no desenho e deixa mais fundo. Não tira da estrutura do pneu, torna a fazer praticamente o mesmo desenho que está aqui. Dá para fazer em todos. Um pneu desse não precisa de trocar agora”.
O serviço é feito com uma máquina aquecida que aprofunda as ranhuras. Em outras borracharias, mais gente admite fazer o serviço conhecido como “riscagem”. O trabalho de riscagem custa entre R$ 30 e R$ 40, quase 10 vezes menos que determinados modelos de pneus novos.
Mas o especialista da Universidade de Campinas Celso Arruda explica que o aumento das ranhuras diminui a espessura da camada de borracha e expõe parte da estrutura. Uma malha de arame.
“Quando chega nessa aramagem, perdeu a sustentação do pneu. A chance de explodir o pneu, por volta da aramagem, é enorme. Basta bater em uma pedrinha, em um buraco ou em uma guia”, alerta Arruda.
Para diferenciar um pneu “riscado” de outro com boa procedência é preciso estar muito atento aos detalhes. “O pneu riscado não acompanha o desenho original. Existem umas linhas tortuosas, por mais bem que sejam feitas nunca é igual ao pneu que foi fundido em uma máquina”, mostra o engenheiro Celso Arruda.
Dar uma aparência de novo a um pneu usado é um artifício que costuma ultrapassar o limite de desgaste do produto. De acordo com a lei, os sulcos não podem ter menos de 1,6 milímetro de profundidade. Na maioria das vezes, o trabalho é feito com pneus quase carecas.
Multa e retenção
Nas operações da Polícia Rodoviária, o motorista flagrado com pneus riscados é autuado. A legislação prevê a retenção do veículo no local da fiscalização. Se não houver a possibilidade de trocar os pneus, o motorista tem o documento do veículo apreendido. Além disso não escapa de uma multa.
“É infração grave com multa de R$ 127”, informa o policial rodoviário tenente Fernando Souza.
Carlos Guaraldo trabalha com veículos e comprou um carro com pneus riscados. Sofreu um acidente: “O carro perdeu a aderência na curva, rodou e bateu no guardril. Eu sabia que estava riscado, mas ia trocar no outro dia, e não deu tempo”.
Quem estiver rodando com pneus “riscados” e for flagrado terá o carro apreendido até que providencie a troca e que risco enorme o motorista corre.