A inteligência artificial para seguros trouxe melhorias significativas para os consumidores. A começar pelo seu relacionamento com a seguradora. De acordo com uma publicação do site da MAG Seguros, essa troca entre empresa e cliente, pode ser 100% digital, ou com a presença de um corretor que, por sua vez, também tem acesso à IA.
Neste processo digital, a personalização é um grande diferencial na hora de ter acesso a informações importantes. Por exemplo, o seguro de vida, que abrange diversas coberturas e assistências, faz uso dos chatbots, que respondem dúvidas e oferecem aconselhamento. Assim, o cliente tem o auxílio que precisa para optar pela cobertura que mais se adequa às suas necessidades.
De acordo com a publicação, o ganho de velocidade e praticidade também é outro diferencial que a inteligência artificial para seguros trouxe. Agora, o tempo para processar documentos é bem mais curto, o que é importante para a aquisição de um seguro de vida com cobertura para doença preexistente.
O machine learning, área da IA que treina os computadores, orienta as seguradoras a conhecerem mais e melhor os clientes. Portanto, os segurados têm a melhor experiência, desde a contratação até o tratamento de sinistros.
As melhorias do setor, após a implementação da IA, não param por aí. Treinamento dos colaboradores; onboarding dos segurados e a consolidação do seu relacionamento com as seguradoras; sistemas de gestão, dentre muitas outras áreas foram beneficiadas.
Tudo isso se reflete em um serviço mais ágil e completo para o consumidor, que não precisa mais perder muito tempo preenchendo formulários, pensando em qual assistência atende melhor às suas necessidades etc. A experiência pode ser, inclusive, 100% digital, se esta for a vontade do segurado.
Outra grande vantagem da utilização da inteligência artificial para seguros é o potencial de avaliar futuros riscos. Por exemplo, eventos climáticos (como grandes tempestades), que podem acarretar acidentes, são previstos pelos algoritmos da IA independentemente de ocorrências passadas, que não necessariamente representam os padrões atuais.
Assim, novos produtos podem ser formados, de acordo com a necessidade social vigente. Portanto, o setor e também o segurado ganham com isso. Afinal, quanto mais longe o risco estiver, melhor para todos. Da mesma forma, ocorre a proteção que o seguro de vida oferece. A previsão de momentos difíceis faz com que a pessoa esteja preparada para enfrentar as dificuldades que possam surgir.
Revolução Digital: inteligência artificial transforma o setor de seguros
0 comentário
Gostar
