Notícias | 1 de setembro de 2004 | Fonte: Gazeta Mercantil

Residencial evolui com mais serviços

Relatório: Seguros Patrimoniais

Uma série de atrativos, com serviços diferenciados e essenciais, vem garantindo às seguradoras e corretoras um lucro significativo nos negócios com seguros residenciais. No primeiro semestre, o segmento movimentou R$ 281,9 milhões, 28,6% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados R$ 219,2 milhões em prêmios. Para ganhar market share nesse acirrado mercado, as seguradoras e corretoras estão oferecendo pacotes com múltiplas coberturas.

A líder de mercado no segmento residencial é a Itaú Seguros, com um crescimento de 42,6% e movimentando prêmios de R$ 65,9 milhões no primeiro semestre do ano, ante R$ 46,2 milhões no mesmo período de 2003. A Itaú tem uma participação de mercado de 23,4% nesse segmento.

`A evolução positiva é conseqüência de um esforço feito pela empresa para facilitar o acesso ao produto`, diz o diretor de produtos da Itaú Seguros, Idacelmo Mendes Vieira.

Mercado verde

Na opinião do executivo, o mercado de seguros residenciais ainda é muito verde e tem um grande potencial. `É necessário que haja um processo de conscientização para se desenvolver a cultura desse produto, imaginado pela grande massa como algo caro, e que na verdade é oferecido pela companhia a um custo anual que varia de R$ 250 a R$ 500`.

Com uma carteira de 500 mil segurados, a Itaú defende, segundo o executivo, a agilidade e a qualidade dos serviços na conquista de novos clientes. A padronização e a flexibilização de produtos associadas à rapidez da liquidação de um sinistro constituem-se em diferencial importante na expansão desse segmento, argumenta Vieira, que credita o sucesso dos negócios à baixa sinistralidade (40%) e à expansão de novos serviços.

Embora com a terceira participação de mercado nos residenciais, com 9,7% – conforme dados da Superintendência dos Seguros Privados (Susep) -, a Bradesco Seguros e Previdência foi a seguradora que apresentou maior evolução em emissão de prêmios no primeiro semestre deste ano. Cresceu 70%. Passou de uma produção de R$ 16 milhões nos primeiros seis meses de 2003, para R$ 27,3 milhões em igual período de 2004.

Mas a Bradesco quer mais. Com uma carteira, nesse segmento, de 589 mil segurados em junho passado, a empresa estima completar 1 milhão de clientes até maio de 2005. `Até o final do ano, devemos ter 800 mil segurados nesse segmento`, diz o diretor-gerente de Ramos Elementares Massificados, Marco Antônio Gonçalves.

Só 10% têm cobertura

De acordo com o executivo, o segredo para dar esse salto está na criação de um produto para cada segmento. `Há um espaço considerável para a expansão dos produtos residenciais. Estima-se que do total de domicílios existentes no País – 51,5 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, apenas 10% estão cobertos por seguros`, afirma Gonçalves.

A companhia também investe na criação de produtos para funcionários de empresas com mais de 50 empregados. `As apólices residenciais para esse público custam 30% menos`, diz o executivo.

Os 23,5 mil corretores da Bradesco distribuídos pelo País também ganham da companhia atenção especial. `Há um esforço grande para a capacitação dos profissionais no sentido de incentivo à comercialização do produto e orientação para que possam tangibilizar o produto para o segurado, mostrando a importância de segurar o seu sonho maior que é o da casa própria`, explica.

Gonçalves diz ainda que a popularização do produto já foi feita pela seguradora, agora é focar na distribuição e na criação de novos nichos com coberturas diferenciadas.

O Bilhete Residencial Premiado é também um forte atrativo para produtos residenciais e garante cobertura básica, como incêndio, perda de aluguel e assistência dia e noite. O produto insere o cliente em sorteios mensais de R$ 50 mil. `Já tivemos dois ganhadores, um em Sorocaba e outro em Volta Redonda`, diz Gonçalves.

Os planos residenciais da Bradesco variam de R$ 25 a R$ 385 anuais.

Pacote simplificado

Já a Liberty Paulista Seguros, que comercializa o produto residencial para valores de R$ 200 a R$ 300 mil, está colocando no mercado um pacote simplificado – o Proteção Fácil -, destinado a imóveis avaliados entre R$ 30 mil e R$ 150 mil. De acordo com o superintendente de Produtos e Engenharia, Carlos Stupello, a companhia prevê um crescimento na carteira de seguros residenciais de 100% até 2005.

`No ano passado, fizemos R$ 3,8 milhões em prêmios no residencial (25 mil residências, incluindo apartamentos). Estamos projetando para este ano prêmios no valor de R$ 7 milhões (cobertura de 41 mil residências) e devemos, em 2005, alcançar R$ 15 milhões em prêmios (80 mil segurados nesse segmento)`, diz o executivo.

`O Liberty Residência Proteção Fácil possui várias inovações que simplificam a forma de adquirir seguro. Elimina a maioria dos cálculos tradicionais e a papelada na hora da compra`, complementa Stupello.

Para contratar o produto, o segurado precisa preencher o formulário, assinar e pagar o prêmio (custo do seguro) sem avaliação prévia. E também não precisa aguardar o recebimento da apólice, pois a primeira via paga do formulário recebida no ato da contratação é a garantia oficial da proteção. O novo modelo de comercialização é um dos diferenciais do produto, uma vez que agiliza o processo de contratação.

O segurado pode pagar o seguro em até quatro parcelas sem juros, por meio de débito automático em conta corrente, e na contratação recebe gratuitamente um conjunto de serviços de assistência 24 horas à residência, que inclui encanadores, chaveiros e eletricistas.

Os mais sofisticados

Desde junho, os clientes do Santander Banespa que são colecionadores de objetos raros e apreciadores de vinhos finos contam com um seguro residencial diferenciado. O novo produto, que nasceu de uma parceria da instituição com a Chubb Seguros, é oferecido nas modalidades simplificada e sob medida.

`A modalidade simplificada abrange as coberturas obrigatórias contra incêndio, raio, explosão, queda de aeronave, responsabilidade civil e familiar, roubo de bens. Já a cobertura especial opcional assegura 13 outras, como danos causados a vidros, espelhos e mármores, danos elétricos e paisagismo`, diz o vice-presidente de seguros do Santander Banespa, Marcelo Teixeira.

A modalidade sob medida, All Risks, cobre bens dentro e fora de casa, no Brasil ou em qualquer outro país, sem valor máximo para contratação. A Chubb – com cerca de cinco mil clientes em sua carteira residencial – também oferece, nesse contexto, o plano Quality Protection, que amplia a cobertura de paisagismo.

Segundo o gerente de contas para seguros de arte, jóias e residência da Chubb Seguros, Guilherme Olivetti, o cliente que opta pelo plano com paisagismo tem direito, ainda, à cobertura para atos de vandalismo e danos por natureza.

O diretor do segmento Personal Lines da seguradora, Sidney Munhoz, lembra que em muitas residências seguradas pela Chubb os projetos de paisagismo são extremante valiosos. `Uma única palmeira imperial pode custar R$ 100 mil e há projetos assinados que ultrapassam a cifra de R$ 1 milhão.`

Salto de 60%

A corretora Marsh tem uma carteira de mil clientes para coberturas residenciais sofisticadas. `A nossa expectativa é de crescer 60% em número de participantes até 2005`, diz o gerente executivo de Afinity e Private Client Services, Rodolfo Duarte Moreira.

Segundo ele, esse produto procura atender às exigências típicas de executivos de alto padrão. `Para tornar o produto ainda mais estratégico e diferenciado, oferecemos cursos para piloto de barco e de segurança para funcionários da residência do cliente`, afirma Rodolfo Duarte Moreira. (Gazeta Mercantil/Relatório: Seguros Patrimoniais – Pág. 1)(Silvana Orsini/InvestNews)

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