No dia 11 de junho, aconteceu a cerimônia de premiação do VII Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, no Blue Note São Paulo. A iniciativa é promovida pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), pela Fenacor – Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e pela CNseg – Confederação Nacional das Seguradoras e tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais de imprensa e dos meios de comunicação cujos trabalhos tenham como foco o Mercado de Seguros, Previdência Complementar Aberta, Capitalização e Resseguro, e o papel exercido pelo Corretor de Seguros.
Na ocasião, o diretor de Regulação Prudencial e de Estudos Econômicos da Susep, Airton Almeida, iniciou o discurso parabenizando os jornalistas. “Gostaria de agradecer o convite ENS, da Fenacor e a CNseg. Estamos presentes representando a Susep nesse evento tão relevante. Gostaria de parabenizar a iniciativa do prêmio, que chega na sua sétima edição, leva a informação sobre seguros em todo o país. Em nome da Susep, gostaria de parabenizar todos os jornalistas que participaram, e todos os finalistas presentes”.
Em seguida, Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, afirmou que não é sobre a indústria, mas sobre o jornalismo. “Queria começar um evento de agradecimento, de confraternização, e prestar uma singela homenagem a todos os jornalistas de seguros, que cobrem o nosso setor, tanto na mídia especializada, quanto na mídia geral. Quero homenagear e agradecer as equipes da ENS, FENACOR e da CNseg. Os profissionais levam a informação para a sociedade. E falta muita cobertura de seguros no Brasil”.
“Nós corretores de seguros identificamos muitos jornalistas, que têm um papel importante de informar a sociedade, em relação à proteção do seguro. O corretor de seguros também é um ponto de conscientização da população. O Brasil vive um momento especial com os eventos ocorridos recentemente. Reforço que o jornalismo fez o melhor papel. Mostrou uma pujança do nosso setor, e o compromisso do nosso bem-estar. Diversos sinistros foram indenizados, o seguro foi essencial, como o escudo protetor em momentos de aflição. E a imprensa nesse caso, foi fundamental”, declarou o vice-presidente da Fenacor, Manuel de Matos.
Para Lucas Vergilio, presidente da ENS, o papel da imprensa é essencial, no que se refere a levar a informação para todos. “É uma grande participação participar dessa cerimônia do VII Prêmio de Jornalismo em Seguros. A ENS tem como missão informar que esse prêmio valoriza o trabalho de imprensa de todo o Brasil. Rendo minhas homenagens a todos os jornalistas presentes, por levar informações sobre a nossa indústria para a sociedade. Quero agradecer a todos os jornalistas inscritos, os 25 finalistas e a todos os profissionais que levam as informações sobre seguros para todos. E quero desejar boa sorte aos participantes”.
CONHEÇA OS PREMIADOS
Na categoria especial “Prudential ASG & Seguros”, Daniela Frabasile (Site B3 Bora Investir) com o trabalho “Como as mudanças climáticas afetam o setor de seguros?”, ficou com o terceiro lugar. O vice-campeão foi Sônia Araripe, Sônia Araripe (Revista Plurale) e o coautor Antonio Carlos Maia, com a matéria “Business 20: o Seguro, a Agenda ESG e o G20”. O trabalho campeão foi Jamille Niero com o coautor Dhiego Maia, com a matéria “Falta preparo ao Brasil para enfrentar fenômenos climáticos cada vez mais extremos”.
Na Mídia Impressa, Adriana Cotias (Jornal Valor Econômico) com o trabalho “Previdência atrai R$ 12,7 bi em ano de saques em fundos”, ficou com o terceiro lugar. Já em segundo, Sérgio Tauhata (Jornal Valor Econômico), com a matéria “Catástrofe climática se torna cada vez menos previsível para seguradora”. A matéria vencedora foi para a jornalista Carol Kossling (Jornal O Povo), que escreveu sobre “Longevidade, sustentabilidade e ESG: os novos olhares do mercado de seguros”.
Os vencedores da categoria Audiovisual (Rádio e TV), são: Aline Albuquerque (TV TEM/Afiliada da TV GLOBO em Sorocaba – SP), com a matéria “Governo altera previdência privada para atrair poupadores”, no terceiro lugar; em segundo, Andrielli Zambonin e os coautores Evandro Zucatti, Fabian Londero, Fernando Basei e Paulo dal Bello (NSC TV/Afiliada da TV Globo em SC), com o trabalho “O papel do seguro rural diante de prejuízos no campo com desastres naturais”. O vencedor foi João Paulo Seabra (Rádio Cultura FM/Belém – PA), com a “Série de 4 reportagens especiais sobre o mercado de seguros no Brasil”.
Os trabalhos da categoria Webjornalismo, teve o trabalho “Com cenário favorável e competição, mais fundos de previdência voltam a superar inflação” escrito por Nathália Larghi e o coautor Marcelo D’Agosto (Site Valor Investe), em terceiro lugar. A segunda colocação ficou com Gustavo Rossetti Viana (Jornal Valor Econômico), com o trabalho “A difícil tarefa de traçar um mapa de riscos de eventos climáticos”. A vencedora foi Cristiane Norberto (CNN Brasil), no trabalho “Com oferta de seguros, setor privado busca alternativas para minimizar perdas de imóveis por mudanças climáticas”.
A categoria mais esperada, a Imprensa Especializada, teve o terceiro lugar da jornalista Denise Bueno (Portal InfoMoney), com o trabalho “Seguro de responsabilidade civil de executivos vive novo dilema com decisão de Toffoli”. O segundo lugar foi para André Felipe de Lima (Revista Apólice), com a matéria “A crise mora ao lado”. O primeiro lugar ficou com Kelly Lubiato (Revista Apólice), com o trabalho “Um mundo de oportunidades se abre aos 50+”.
O Jornalista do Ano em Seguros foi eleito entre os vencedores das cinco categorias, e ganhou uma bolsa de estudos integral, em uma das imersões realizadas pela Escola de Negócios e Seguros. Kelly Lubiato da Revista Apólice, foi a contemplada na categoria especial.
“Não tenho palavras para agradecer. São 30 anos de dedicação ao mercado de seguros, um mercado que eu amo. Nos esforçamos muito para levar a informação. Temos que pensar nos menos favorecidos e ser mais social. Que o nosso mercado proteja cada vez mais as pessoas que mais precisam. Muito obrigada”, concluiu a jornalista.
O Prêmio de Jornalismo em Seguros em todas as edições, contou com mais de 3.800 trabalhos inscritos, a participação de 800 jornalistas, mensuração do impacto de matéria, em cada edição, em mais de 230 milhões de pessoas, abordando sobre seguros.