Notícias | 23 de julho de 2003 | Fonte: Seguros.com.br

Qualidade no atendimento gera críticas

O processo de enxugamento de custos nas seguradoras, que, na maioria dos casos, resultou na redução do número de funcionários lotados nas áreas de atendimento ao público, em decorrência da aposta no potencial da Internet para cumprir essa missão, continua provocando queixas por parte dos segurados. As reclamações feitas pelos consumidores são relativas principalmente aos ramos saúde, no qual estaria ocorrendo um atraso significativo no pagamento do reembolso, e na carteira de automóveis.
Diante desse quadro, analistas do mercado e algumas lideranças dos corretores afirmam que o grau de satisfação do público poderia ser bem melhor se as empresas do setor adotassem algumas medidas simples. No ramo de veículos, por exemplo, já foi sugerido que as seguradoras paguem a cobertura por danos corporais nos acidentes de trânsito antes mesmo da liberação do Dpvat. Por essa proposta, as empresas de seguros poderiam descontar, do valor da indenização, a parcela correspondente à cobertura do seguro obrigatório, hoje na faixa de R$ 1,5 mil.
Está sendo proposto também que seja liberado o carro reserva para todos os segurados, nos casos em que o cliente for o terceiro em um sinistro. Os corretores entendem que há também falta de clareza na divulgação da taxa de sinistralidade na carteira de automóveis. O ideal, na avaliação desses profissionais, é que sejam mais claras as informações relativas às vendas dos salvados.

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