Notícias | 10 de maio de 2022 | Fonte: SEGS

Prudential do Brasil transforma a saúde de 65% dos colaboradores através de app

Plataforma de bem-estar baseada em ciência comportamental já alcança mais da metade dos funcionários da empresa, estimulando hábitos saudáveis

Atrelada ao propósito de proteger vidas e atenta à harmonia entre os pilares de saúde mental, física e financeira, a Prudential trouxe com exclusividade ao Brasil o programa Prudential Vitality. Baseado em ciência comportamental e estudos clínicos, o programa estimula a adoção de hábitos saudáveis e de atividades físicas regulares. A novidade chegou em primeira mão para os mais de 800 funcionários da companhia em 2021. Agora, um ano depois, 65% dos funcionários que aderiram à plataforma continuam engajados e colhem os benefícios de uma vida com mais saúde, energia e disposição.

Por meio de smartwatches e aplicativos de smartphones, o programa é capaz de acessar informações sobre passos e batimentos cardíacos dos participantes, que recebem vouchers de descontos em apps de alimentação, transporte e música ao atingirem metas semanais personalizadas como forma de encorajar uma mudança comportamental positiva e permanente. Além disso, em um ano, já foram mais de 4,6 mil cupons resgatados pelos funcionários. Em termos de representatividade, são 56% de mulheres e 44% de homens engajados no programa. E, no geral, a diferença entre a idade real e a “Idade Vitality”, que é calculada com base na avaliação de saúde disponível no aplicativo, é de 38 versus 42 anos.

O coordenador de Channel Marketing da seguradora, Bruno Arraes, é um dos colaboradores que contou com o Prudential Vitality para ganhar qualidade de vida e inserir de vez o autocuidado na rotina. Arraes conta que, desde a infância, sentia dificuldades para emagrecer, manter uma alimentação saudável e a regularidade na prática de exercícios físicos, mesmo sendo hipertenso e asmático. Depois de enfrentar dez dias de internação em UTI para se recuperar da Covid-19 e quatro meses para se restabelecer completamente dos impactos respiratórios da doença, o profissional, que pesava cem quilos na balança na época, se assustou ao receber resultados alarmantes dos seus principais exames de saúde:

“Percebi que estava fazendo tudo errado e que, se quisesse viver muito e viver bem, precisaria cuidar de mim! Então, procurei endocrinologista e nutricionista e iniciei a minha reeducação alimentar, para mudar o foco da comida na minha vida. Poucas semanas depois, comecei a usar o app Vitality para me forçar a dar pelo menos caminhadas leves de 30 minutos. Comecei a me empolgar ao ver a meta semanal batida e comprei um smartwatch para acompanhar batimentos cardíacos e verificar se a meta estava subindo”, conta Arraes.

Hoje, nove meses depois e quinze quilos a menos, o profissional já faz corridas regulares de oito quilômetros e pretende comemorar o próximo aniversário na prova de 10km da Maratona do Rio, em 19 de junho: “Comecei a caminhar por uma hora na pista; depois, por uma hora na areia. Até que passei a fazer corridas leves. Tudo impulsionado pela meta semanal do aplicativo e pelo resultado que estava vendo na balança, no espelho e nas minhas roupas. Acho que o maior segredo foi finalmente entender que qualquer coisa que eu fizesse, mesmo que aos poucos, era melhor do que não fazer nada. Comecei a me sentir mais jovem e feliz, com mais energia”.

Benefícios também para a sociedade

Ao mesmo tempo em que colhem os frutos da mudança de hábitos, os colaboradores ainda ajudam em boas causas promovidas pela companhia. Em abril e julho de 2021, a Prudential realizou um desafio com os colaboradores para o cumprimento de duas metas de 3 mil pontos, que seriam convertidos em doações para instituições de ação social. Com o engajamento dos funcionários, as metas foram atingidas, e a ONG Uma Bola Causa e o Movimento União Rio receberam, cada uma, a doação de R$ 15 mil. De acordo com a diretora de RH da Prudential, Gabriela Al-Cici, ao buscar uma vida mais saudável, os colabores conseguiram transformar a rotina das equipes, impactar o dia a dia da empresa e ainda contribuir para projetos sociais.

“O Prudential Vitality teve um alto engajamento dos colaboradores da Prudential desde o seu lançamento, e com ele pudemos testemunhar mudanças de hábitos muito importantes, que impactaram inclusive suas famílias. Trabalhamos muitas campanhas de engajamento como a pontuação dos diversos times, além de uma corrida de pontos de toda a organização por um objetivo social. Esse tipo de animação traz muitos resultados e geram engajamento. Essa energia contagiante de práticas saudáveis e exercício regulares, também foi compartilhada entre os gestores, que não só participam, mas também encorajam seus times em um reconhecimento da importância desses hábitos”, comenta a executiva.

Sabrina Moreira, gerente de Controle e Qualidade da Prudential do Brasil, é uma das colaboradoras que mudou de estilo de vida ao lado do time. “Agora, aqui na companhia, minha equipe e eu temos mais coisas em comum. Compartilhamos fotos de treino, falamos dos exercícios que praticamos e ainda competimos para ver quem ganha mais recompensas. Assim, um incentiva o outro o tempo todo”, brinca Sabrina, que conseguiu estabelecer um compromisso de autocuidado por meio da plataforma: “A mudança de estilo de vida vem me fazendo muito bem. A minha pele, o meu corpo, o meu humor, a minha disposição, tudo vem se transformando. Hoje, me sinto mais feliz”.

Plataforma elegível para clientes em todo o país

Além de mudar a rotina dos colaboradores da Prudential do Brasil, o Prudential Vitality também está ajudando os segurados a adquirir e manter hábitos saudáveis. Em junho de 2021, o programa passou a ser oferecido como um benefício para clientes elegíveis. Atualmente, cerca de 45 mil clientes já utilizam a plataforma de bem-estar de maneira ativa.

“Estamos comprometidos com o bem-estar total dos nossos colaboradores e dos nossos segurados. Queremos proporcionar proteção financeira e ajudar nossos clientes a alcançar a qualidade de vida necessária para a longevidade”, destaca o presidente e CEO da Prudential do Brasil, David Legher. 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN