A Prudential do Brasil aposta todas as fichas no seguro “Dotal Misto”, que mistura características do seguro de vida tradicional com poupança programada. O produto prevê a cobertura para o caso de morte do segurado ou o resgate das provisões ou reservas matemáticas (pode ser mais ou menos de 100% do valor pago, dependendo de fatores tais como a idade do segurado e o prazo contratado). Esse resgate será feito depois do período de vigência do contrato, que pode ser de 10, 20 ou 30 anos.
O Dotal Misto pode ser usado como poupança programada por chefes de família que desejam garantir o estudo dos filhos em escolas privadas de alto nível ou assegurar um conforto maior na terceira idade. O próprio segurado, orientado pelos corretores de seguros franqueados pela Prudential (chamados life planners), escolhe o período de vigência do contrato e, em caso de sobrevivência, a forma de pagamento do benefício, que pode ser feito em uma única vez, através de renda mensal ou por valor garantido ou período determinado ou ainda através de renda mensal vitalícia, com prazo mínimo garantido de dez anos.
Outra vantagem o fato de não haver reajustes do preço do seguro a cada mudança da faixa etária do segurado. Os ajustes anuais do prêmio e do capital segurado seguem apenas a inflação acumulada, para não haver defasagens. Além disso, não há necessidade de renovação anual da apólice, que é válida pelo período do contrato acertado entre as partes: “esse produto também não pode ser comparado ao VGBL, pois trata-se de um seguro de vida, que traz a possibilidade de um benefício por sobrevivência, após determinado período pré-fixado.
Em agosto, de cada 100 propostas de seguros que chegaram até a empresa, 25 foram para a contratação desse produto.