A demanda do mercado de seguros de automóveis cresceu 27,13% em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Ao comparar com o mês de janeiro, o aumento foi de 4,28%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.
Erico Melo, presidente do Sincor-SE, afirmou que os dados confirmam a plena expansão do mercado de seguro auto. “O crescimento de 27% em relação ao ano passado é um avanço contínuo mês a mês. Isso demonstra a confiança dos consumidores nos seguros e também a importância do trabalho do corretor de seguros”.
O executivo reforça a importância dos corretores de seguros na cadeia de distribuição de seguros no Brasil. “Esse cenário reforça nossa missão de oferecer as melhores soluções para os nossos clientes e também abrir novas oportunidades para todos no setor. Vamos enfrentar o que em 2025 promete ser um ano de grandes conquistas”.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 12% em relação a fevereiro de 2024. No acumulado do primeiro bimestre, foram 333.691 mil emplacamentos, quase 9% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Por região do Brasil, todas apresentaram crescimento considerável da procura por seguros durante o mês de fevereiro. Na comparação com o mesmo mês de 2024, o Sul apresentou o melhor resultado, com alta de 28,38%. Norte (+26,43%), sudeste (+25,43%), Nordeste (+22,90%) e Centro-oeste (18,40%) completam o ranking.