A 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciativa que mobiliza instituições públicas, privadas e da comunidade escolar visando promover ações de conscientização para o uso responsável dos recursos financeiros, que está sendo realizada de 12 a 18/5, tem como tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. A ideia é estimular o debate sobre como as famílias podem, desde cedo, trazer para a discussão o universo da organização do orçamento pessoal. E, nesse contexto, a previdência privada representa uma ferramenta eficaz de planejamento a longo prazo e uma oportunidade de aprendizado prático sobre metas, disciplina e tomada de decisões responsáveis.
Tradicionalmente associada à aposentadoria, a previdência privada tem se consolidado, cada vez mais, como um recurso flexível para apoiar projetos diversos ao longo da vida: desde a realização de um curso superior ou intercâmbio até a aquisição de um bem ou a abertura de um negócio. O hábito de investir regularmente, iniciado ainda na infância, ajuda a preparar jovens para lidarem com o dinheiro de forma consciente e estruturada.
Uma pesquisa realizada pela agência Edelman para a Bradesco Vida e Previdência, em 2024, apontou que 73% dos pais que contratam previdência privada para seus filhos têm como principal objetivo custear a educação superior. Outras finalidades comuns incluem o estímulo ao hábito de poupar (46%), a realização de cursos profissionalizantes (42%) e experiências como intercâmbio (33%).
“Investindo desde cedo, mesmo com valores modestos, os pais podem construir uma base sólida que fará diferença na vida dos filhos no futuro. Ao envolvê-los nesse processo, contribui-se para o desenvolvimento de uma mentalidade financeira mais consciente e responsável”, ressalta Marcelo Rosseti, superintendente sênior de Negócios da Bradesco Vida e Previdência.
A empresa foi uma das primeiras seguradoras a desenvolver planos de previdência voltados ao público mais jovem, tendo lançado, há mais de 20 anos, o ‘Prev Jovem Bradesco’, que oferece diversas opções de investimento, incluindo fundos de renda fixa, de ações e multimercados, para clientes de todos os perfis, do conservador ao mais arrojado. O participante pode investir mensalmente, ou sempre que desejar, por meio de aportes únicos.
“O investimento inicial é de apenas R$ 50, e o participante principal não precisa necessariamente ser o pai ou a mãe da criança, mas qualquer pessoa que se proponha a viabilizar esse planejamento”, completa Rosseti.
Previdência privada ganha destaque na Semana ENEF como ferramenta de educação financeira
0 comentário
Gostar

Notícias relacionadas
-
FenaCap realiza ação durante a semana ENEF 2019
-
CNseg promove imersão em seguros durante 6ª Semana Enef
-
Semana ENEF contempla mais de 7 mil ações de educação financeira
-
Grupo Bradesco Seguros reúne corretores para encontro durante o Agrishow
-
Lucro do Grupo Bradesco Seguros cresce 25,3% no primeiro trimestre de 2025, totalizando R$ 2,4 bilhões
-
Projeto de longevidade do Grupo Bradesco Seguros é finalista do PRWeek Global Awards 2025
-
Grupo Bradesco Seguros divulga Programa de Estágio 2025