Notícias | 28 de abril de 2025 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

Presidente da CAPEMISA Seguradora destaca cultura de valorização das pessoas como motor de crescimento da Companhia

Durante a gravação do programa Seguro Sem Mistério, do JRS, realizada diretamente no Brasesul, o maior congresso de Corretores de Seguros da Região Sul, o presidente da CAPEMISA, Jorge Andrade, emocionou os presentes ao compartilhar um exemplo inspirador da cultura organizacional da companhia. Ao lado do diretor comercial, Fabio Lessa, ele participou de uma conversa descontraída e profunda sobre os pilares que sustentam o crescimento da empresa.

“Para vocês terem uma ideia, nós distribuímos 10% de todo o resultado da empresa com todos os colaboradores”, afirmou Jorge Andrade. Ele destacou ainda os investimentos na cultura interna, citando o curso de graduação tecnológica em Gestão de Seguros, oferecido gratuitamente aos colaboradores que ainda não possuíam diploma de ensino superior. O projeto, realizado em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), é considerado um case único no mercado segurador, já que proporciona acesso amplo a todos que tenham concluído o Ensino Médio, sem critérios de desempenho acadêmico para a inscrição. “A formatura aconteceu no nosso auditório, com a presença dos familiares. Foi um momento espetacular de integração”, acrescentou.

O presidente reforçou também o investimento contínuo em educação e no desenvolvimento profissional dos colaboradores da CAPEMISA. Segundo ele, a companhia disponibiliza desde cursos técnicos até pós-graduações em instituições renomadas, como Fundação Dom Cabral, ENS, IBMEC, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Estácio de Sá e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Essas iniciativas, afirma, fortalecem a equipe e estimulam a inovação.

Outro destaque mencionado por Andrade foi o modelo de teletrabalho implementado nos últimos anos na sede da empresa. “Ganhamos qualidade de vida. As pessoas passaram a ter mais tempo para si, para suas famílias, para cuidar da saúde. Ninguém quer mais voltar atrás”, ressaltou, enfatizando o impacto positivo especialmente em cidades com longos trajetos e trânsito intenso, como o Rio de Janeiro, onde fica a matriz da CAPEMISA.

Já nas sucursais, onde há atendimento direto a corretores e clientes, a rotina de trabalho é híbrida. “Temos canais de comunicação online, mas não abrimos mão do contato personalizado e do olho no olho com essas pessoas, que fazem parte do nosso ‘Jeito de Ser – os 3 C’s’: Colaboradores, Corretores e Clientes. Quem preferir, pode vir até nós para esse diálogo presencial”, explicou.

Outro aspecto que chamou a atenção foi o fortalecimento dos laços familiares no dia a dia da empresa. “Hoje, com tudo online, mães, pais, filhos e companheiros participam das reuniões. Isso cria um senso de pertencimento e reforça ainda mais nosso propósito. Somos uma grande família — e vivemos isso de verdade. A família CAPEMISA cuida das pessoas”, afirmou.

Por fim, Jorge Andrade destacou que a combinação entre participação nos lucros, investimento em capacitação e valorização do bem-estar gera um ciclo virtuoso. “Temos os melhores profissionais: excelentes, inovadores e comprometidos. Isso é fruto de um ambiente que investe e confia em sua equipe”, concluiu.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN