O Porto Seguro Auto reúne algumas orientações para que segurados e motoristas, em geral, evitem problemas com seus veículos durante as fortes chuvas de verão, que se concentram entre os meses de janeiro e março. Em cidades como São Paulo, por exemplo, já é esperado que, depois de um dia de calor, o cidadão seja surpreendido por tempestades, que inundam diversas vias e trazem uma série de transtornos para os motoristas. Regiões diversas nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais também estão entre as mais atingidas pelas enchentes.
Além de orientar o motorista quanto aos cuidados a serem tomados em meio a vias inundadas, o Porto Seguro Auto conta com veículo próprio para atendimento a esse tipo de ocorrência: é o ‘Unimog’, caminhão Mercedes Benz off-road equipado com uma empilhadeira frontal, que permite a elevação do veículo alagado sem que o motorista tenha que descer da cabine (sua orientação visual se dá por câmeras).
Acompanhe as dicas da Porto Seguro, que também podem ser consultadas no site www.portoseguro.com.br/auto, no link ‘Dicas de Segurança’.
* Em dias de chuva, evite pontos de alagamento já conhecidos e procure rotas alternativas (segurados Porto Seguro contam com o auxílio do serviço Porto Vias – www.portovias.com.br; na seção “Fique Informado”, o usuário tem acesso aos principais locais de alagamento em São Paulo);
* Evite atravessar vias inundadas, pois podem conter buracos ou outros obstáculos encobertos pela água, além da possibilidade de aquaplanagem. Também há o perigo de o veículo flutuar e ser arrastado pela enxurrada, o que coloca em risco a segurança do motorista e de seus acompanhantes;
* Caso tenha que parar o carro, o motorista pode evitar que a água entre pelo motor seguindo as instruções de manter os pés na embreagem, colocar em ponto morto e pisar nos freios com cautela, mantendo o automóvel acelerado;
* Se o carro estiver parcialmente submerso e apagar, não tente dar partida novamente. Isso reduz o risco de danos causados ao motor. Caso possível, tente empurrá-lo para um local não alagado e chame o socorro da Porto Seguro;
* Nunca tente dar a partida no veículo se ele “morrer” ou se você o encontrar dentro d´água. Neste caso, o carro não vai funcionar e o motor pode aspirar água e ser danificado;
* Evite estacionar o veículo em locais com probabilidade de inundação;
* Também é recomendado manter o ar-condicionado do veículo desligado para evitar danos ao motor;
* Nos carros equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição “1”. Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade e é possível imprimir uma rotação maior ao motor;
* Alguns veículos automáticos oferecem o ajuste da tração, conhecido como “winter” ou “snow”, que também deve ser utilizado durante alagamentos para ajudar a controlar a sua velocidade e a rotação do motor;
* Caso o carro esteja “estranho” após passar por um local de enchente, acione o socorro da Porto e leve-o para Centro Automotivo Porto Seguro para um diagnóstico. Isso pode evitar que os prejuízos tornem-se muito maiores (confira a lista completa dos Centros Automotivos Porto Seguro no site www.portoseguro.com.br/centroautomotivo).
* Em carros com sistema de injeção eletrônica, é recomendado fazer um check-up para corrigir possíveis alterações, como maus contatos, que podem gerar grandes transtornos;
* Entrou água no seu veículo a ponto de molhar o carpete? Procure imediatamente um especialista em limpeza de veículos alagados. Ele deverá retirar o carpete do veículo, substituir os revestimentos que ficam abaixo dele e voltar a montá-lo.
Se, mesmo tomando todas as medidas acima, o veículo for alagado, as recomendações para o segurado são as seguintes:
* Antes de mais nada, comunique o seu corretor ou a Central 24 Horas. E se estiver em alguma situação de perigo, ligue para o Corpo de Bombeiros (192).
* O guincho vai levar o veículo para um local seguro.
* A próxima etapa é indicar uma oficina de sua preferência. Se o veículo não estiver funcionando, o guincho poderá levá-lo.
* A liberação será feita por um técnico da empresa, que avaliará se o veículo pode ser recuperado ou se houve perda total.
* Importante: a indenização do seguro pode ser anulada caso o motorista tente dar a partida sabendo que o veículo está alagado.
Na Porto Seguro, a grande maioria dos segurados está coberta contra enchentes. Isso porque 97% dos clientes possuem a cobertura compreensiva do Porto Seguro Auto, que cobre colisão, incêndio e roubo ou furto. Também estão protegidos dos sinistros provocados por enchentes na cidade. Se você tiver alguma dúvida em relação às coberturas de sua apólice, ligue para seu corretor ou para a Central de Atendimento.
Porto Vias
Para ajudar o motorista a fugir do trânsito causado pelas chuvas e dos pontos de alagamento e interdição, a Porto Seguro oferece o Porto Vias (www.portovias.com.br), disponível para as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.
O portal é o único a oferecer informações de trânsito e tempo estimado para percurso em tempo real, além de permitir a visualização das condições de tráfego na rota selecionada. Permite ainda registrar os principais trajetos feitos pelo usuário no dia a dia para identificar qual o caminho mais rápido a seguir.
O uso é livre para segurados ou não da Companhia, mediante cadastro no portal. Usuários de smartphones (iPhone, Blackberry e Android), inclusive, podem baixar o aplicativo para os respectivos aparelhos. E nos perfis do Porto Vias no Twitter (@portovias_sp ou @portovias_rj – válidos apenas para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente), os usuários também podem obter informações sobre locais com risco ou ocorrência de alagamento. Podem ainda informar eventuais trechos alagados sobre os quais tenham conhecimento e compartilhar a informação com os demais seguidores, formando uma rede de alerta.