A Porto Seguro lançou uma solução apoiada em inteligência artificial para melhorar a experiência de seus segurados em casos de sinistros. Disponível atualmente para os clientes de seguro automóvel, a iniciativa tem como objetivo fornecer um pré-orçamento de serviços para auxiliar o atendimento humanizado.
De acordo com o The Economic Times, o mercado de IA deve alcançar US$ 1,811.8 bilhões até o ano fiscal de 2030. Embora a tecnologia esteja presente há uma década, o surgimento do ChatGPT em 2022 marca uma nova fase para o modelo de negócio.
O Brasil é o país que mais usa inteligência artificial na América Latina, segundo o estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, do SAS, feito pelo IDC. A pesquisa aponta que 63% das empresas brasileiras utilizam aplicações baseadas em IA, em comparação com uma média de 47% na região. A Porto Seguro, pioneira na utilização de orçamentação automática para sinistros, visa facilitar o atendimento do segurado em casos como uma batida no automóvel.
Para Marcelo Sebastião, diretor de Sinistros e Assistência da Porto, a inserção da IA na área de seguros marca uma transformação para o setor. Os segurados podem obter informações e valores facilmente pelo aplicativo Porto, que permite capturar uma foto e enviar a imagem para análise. Na central de atendimento, a liberação do pré-orçamento ocorre instantaneamente. De acordo com Sebastião, essas medidas ajudam a melhorar o atendimento humanizado aos segurados.