Notícias | 10 de agosto de 2022 | Fonte: Insurtalks

Por que ouvir os clientes e usar tecnologia resolve os desafios do seguro

Como profissional de desenvolvimento de produtos na área de tecnologia de seguros, passo muito tempo pensando nos desafios de nossos clientes e em como podemos atender às suas necessidades por meio de um design inteligente e intuitivo.

Tomemos, por exemplo, a experiência de cotar e vincular seguros ambientais e sociais. Corretores de seguros independentes nos dizem que esta é uma proposta excessivamente complicada hoje; nossa pesquisa mostra que os corretores antecipam que seus maiores desafios este ano serão encontrar mercados e fazer o esforço necessário para obter cotações. Quando pesquisamos nossos parceiros de corretores independentes recentemente sobre o que eles esperavam em 2022, esses corretores nos disseram que esperam mais oportunidades para crescer e tornar seus negócios mais fáceis de alcançar. Isso inclui capacidade adicional via acesso ao mercado e suavização, bem como a capacidade de obter cotações de negócios.

A solução para o primeiro item desta lista, reduzindo o atrito para obter cotações, está menos na tecnologia do que no acesso. Isso pode ser resolvido por meio de parcerias com os mercados certos. Encontrar os mercados parceiros certos que possam fornecer aos corretores uma experiência digital, como obter cotações automaticamente após o envio, é essencial para simplificar o processo de cotação e vinculação no atacado.

Para enfrentar o segundo desafio citado pelos corretores, o de obter cotações ambientais e sociais, precisamos começar avaliando como é o processo de cotação hoje. No espaço E&S, há muito mais nuances para uma operadora querer subscrever um risco do que no mercado admitido. Isso é lógico; se um risco for recusado pelo mercado admitido, as operadoras desejarão entender e capturar mais detalhes para garantir que estejam dispostas a processar o risco. Mas é fácil ver por que isso deixa um gosto ruim na boca dos corretores quando eles pensam no mercado ambiental e social, se eles se acostumaram com aplicações extensas e intermináveis ​​idas e vindas. Especialmente para apólices de prêmios menores,

Este é um lugar onde a tecnologia pode fazer uma diferença real. Se os critérios adequados forem capturados no fluxo de envio como parte de uma solicitação, mesmo que um risco seja referido, o subscritor já possui as informações necessárias para fazer uma determinação. Isso significa maior velocidade e simplicidade; não apenas em segundos para riscos que podem ser cotados automaticamente, mas em poucas horas sem idas e vindas para riscos que vão para a referência.

A chave para utilizar a tecnologia para melhorar esse processo é garantir que as necessidades, os requisitos e a confiança da operadora possam ser atendidos. As operadoras geralmente expressam preocupação com a adesão e flexibilidade para ajustar suas diretrizes de subscrição e apetite.

Deixar as operadoras seguras de que receberão as informações de que precisam inclui orientá-las sobre como incorporar perguntas frequentes e usar a lógica dinâmica para trazer à tona perguntas dependentes de respostas anteriores, eliminando a necessidade de fazer tantas perguntas explícitas dentro do processo. Além de otimizar os fluxos de perguntas para coletar dados, orientação de recursos para transparência adicional sobre os critérios do que é incluído ou excluído, com detalhes de elegibilidade e classificações ISO visíveis no aplicativo. As operadoras reconhecem que essa não é uma verificação automatizada, mas um processo que permite que os corretores analisem em tempo real o código da classe, vejam o que está incluído e o que está excluído e façam a determinação adequada. Isso contribui muito para incutir confiança no processo do lado da transportadora.

Além disso, há uma variedade de coisas realmente interessantes que as empresas estão fazendo para ajudar a reduzir a dependência de corretores para fornecer dados. Por exemplo, com o autoatestado de risco, um corretor insere o endereço de uma propriedade, a partir do qual podemos capturar detalhes como quando o telhado foi substituído, utilizando formulários que vasculham dados acessíveis ao público ou imagens de satélite. Estamos calculando a distância até a costa dessa maneira hoje, mas definitivamente há uma oportunidade de ir mais longe com isso, automatizando e aproveitando ferramentas ou plataformas de terceiros. A maior capacidade de capturar as informações necessárias é igualmente atraente para as operadoras que precisam desses detalhes e para os corretores independentes que não querem perder tempo fornecendo-os.

À medida que as insurtechs procuram resolver os desafios do setor por meio da tecnologia, entender as necessidades das partes interessadas é um importante ponto de partida. Existem inúmeras maneiras de maximizar e alavancar o poder da tecnologia e a acessibilidade da informação pública para melhorar processos e produtos. Ouvir os clientes é sempre o melhor lugar para começar.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN