Nesta segunda-feira (19), quatro pessoas foram detidas acusadas de realizar desmanches de veículos em Jardim Nova Esperança, em Campinas (SP). De acordo com informações do site G1 Campinas, o local também era usado como depósito de carros envolvidos no esquema conhecido como “golpe do seguro”.
Conforme a Polícia Militiar, no golpe do seguro, os carros com débitos em valores altos ou com problemas mecânicos eram desmontados e depois os donos dos veículos acionavam o seguro como se tivessem sido roubados ou furtados.
Segundo ainda o G1 Campinas, parte do valor pago pela seguradora era dividido entre os suspeitos do desmanche, o dono do carro e um intermediário. As peças desmanchadas eram vendidas no comércio ilegal.
Para a Polícia Militar, cada carro desmontado rendia pelo menos R$ 2 mil reais para o desmanche. Inclusive, ao chegar no local da ação, as autoridades encontraram uma caminhonete furtada em Pirassununga (SP), onde um casal foi preso em flagrante enquanto desmontava um carro.
A quadrilha confessou o esquema criminoso para os policiais e irão responder por receptação. Os donos de veículos que aplicaram o golpe do seguro podem responder criminalmente por estelionato ou fraude.