O Corretor de Seguros encontra na plataforma PLANIUM uma importante aliada para gerar mais negócios e aumentar a rentabilidade de sua carteira no ramo de saúde suplementar, responsável por aproximadamente 45% da arrecadação total do mercado de seguros brasileiro e com perspectiva de apresentar forte crescimento em 2022. Entre os diferenciais dessa plataforma destaca-se a redução do tempo de implantação de uma proposta de semanas para horas. “Agora com a integração de serviços financeiros, estamos reduzindo o tempo de pagamento e de conciliação para pagamento de prêmios e agenciamento de semanas para segundos”, afirma o diretor do Planium Bank, José Mauro Motta.
Não por acaso, essa é a maior plataforma de vendas de planos de saúde do Brasil, integrada por mais de 100 operadoras clientes, cerca de 20 mil empresas Corretoras de Seguros e 80 mil Corretores homologados, que comercializam 130 mil apólices por mês.
Além disso, uma equipe de 50 engenheiros de software está engajada no desenvolvimento da plataforma, que foi criada há seis anos e está na sua terceira versão.
A pandemia tornou mais claras as vantagens da utilização da plataforma. Isso porque, inicialmente, o principal diferencial era permitir que o Corretor fizesse uma proposta, colhesse a assinatura e protocolasse a proposta na operadora sem sair do escritório. Contudo, com o avanço da pandemia, esse diferencial se tornou uma necessidade e todo Corretor passou a utilizar a plataforma para efetivar suas vendas. Hoje, o acompanhamento da proposta em tempo real e a solução de eventuais pendências dentro da plataforma como envio de documentos complementares, por exemplo, fazem a venda muito mais confortável para o Corretor e para seu cliente.
Os resultados alcançados foram tão efetivos que a maioria dos clientes da Planium não aceita mais que o Corretor protocole uma proposta sem passar pela plataforma.
Dessa forma, na prática, não existe alternativa para o Corretor que quer diminuir tempo de trabalho operacional e focar em vendas a não ser adotar uma plataforma.
DIFERENÇAS. O rápido avanço da saúde suplementar no Brasil gerou um cenário em que há imensa diversidade de tecnologias e funcionalidades disponíveis em categorias distintas de software.
Nesse contexto, o CRM (Customer Relationship Management) é o responsável pela gestão do relacionamento do canal com o cliente final, indicando preferências, histórico de produtos, datas de vencimento de contratos, sugestões de up sell e cross sell na carteira.
Já o Multicálculo é ferramenta fundamental quando o cliente deseja avaliar diversas opções de fornecedores de seguros. A decisão ocorrerá fortemente influenciada pelo valor do prêmio e condições de pagamento. Qualidade e atualização das tabelas de planos e preços e facilidade na comparação entre seguradoras são as principais funcionalidades deste tipo de aplicação.
Por fim, plataformas de vendas, como a da Planium, são softwares que permitem que os canais efetivem o registro de uma venda após a gestão do relacionamento com o cliente no CRM e a definição do seguro a ser adquirido no Multicálculo.
Regras de comercialização precisas, assinatura e onboarding digitais e integração com a seguradora são funcionalidades inerentes à plataforma.
POTENCIAL. O mercado de saúde suplementar representa, de acordo com dados da CNseg, cerca de 45% da arrecadação do mercado de seguros.
Destaca-se na carteira a imensa capilaridade, com mais de 700 operadoras/seguradoras espalhadas por todo território nacional.
Até mesmo para o Corretor que atua fora das grandes capitais, as oportunidades surgem com as cooperativas médicas.
Além disso, como são milhares de produtos registrados na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o cliente precisa de orientação para efetuar a melhor compra, e nada melhor do que recorrer ao Corretor para assegurar uma consultoria qualificada.
Para o Corretor que quer apostar no segmento, o primeiro passo é se homologar em uma operadora. Depois, é preciso conhecer as principais características do produto saúde e as peculiaridades do seu mercado local.
É importante também aproveitar os treinamentos da seguradora para aprofundar seus conhecimentos em plataformas de vendas.