Notícias | 8 de março de 2004 | Fonte: oimparcial.com.br

Planos de saúde podem aumentar

Aplicação da nova tabela de honorários dos médicos pode acarretar reajuste nas mensalidades a partir de junho

Glaucio Ericeira Da equipe de O IMPARCIAL

A nova tabela de honorários dos médicos maranhenses, estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina, através da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), deverá ocasionar aumento nos preços das mensalidades dos planos de saúde que operam no Maranhão, ainda, neste primeiro semestre ? provavelmente no mês de junho.

A previsão foi feita pelo diretor-financeiro do plano Unidas, José Hamilton da Costa Azevedo. A Unidas é um plano de auto-gestão, que reúne 17 empresas. Um total de 90 mil usuários maranhenses são atendidos pelo plano.

Azevedo diz que os reajustes propostos pela CBHPM estão fora da realidade. O reajuste proposto pela tabela irá refletir num aumento, considerável, nas despesas dos planos que operam no Maranhão e no restante do país. Consequentemente, este impacto irá refletir, também, nos valores das mensalidades, afirmou.

Azevedo explicou que a direção nacional da Unidas participou de todo o processo de eloboração da CBHPM, que apontou um aumento nas despesas dos planos de saúde variando entre 18% e 20%. Segundo ele, o CFM e a Associção Médica Brasileira (AMB) deram como prazo o dia 1º de abril para que os planos de saúde brasileiros reajustem os valores dos honorários médicos.

O diretor da Unidas considerou como ?pressão? a atitude do presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Abdon Murad, que anunciou a suspensão do atendimento aos usuários de planos, que não adotarem a nova tabela a partir do dia 18 deste mês.

?Sou a favor do reajuste da tabela dos honorários dos médicos. Afinal, há alguns anos, a categoria não recebe aumento. Porém, o Abdon não pode pressionar deste jeito porque existem milhares de pessoas que dependem de um plano de saúde, comentou.

O presidente do CRM-MA, Abdon Murad, disse que a nova tabela vai gerar reclamações, mas afirma também que os médicos não podem mais ser penalizados.

Redutor de 35% é a solução José Hamilton informou que, no dia 27 do mês passado, representantes da diretoria da Unidas estiveram reunidos com a direção do CRM/MA. Na ocasição foi apresentada a seguinte contra-proposta: 35% de redução no valor de todos os procedimentos médicos inclusos na nova tabela de honorários. Com base neste percentual, ao invés de R$ 42 (valor mínimo proposto pela nova tabela), o valor dos honorários referente ao procedimento consulta será de R$ 31,50.

Também foi proposto um redutor de 30% nos valores dos custos operacionais. Estes percentuais, segundo Azevedo, seriam os redutores adequados que evitariam o aumento das mensalidades e até a possível falência do plano Unidas.

Ele fez questão de frisar que os percentuais podem variar de plano para plano. Trabalho com a realidade da Unidas. Talvez os outros planos que operem no Maranhão tenham condições de trabalhar com percentuais menores.

De acordo com Azevedo, a Unidas trabalha com a tabela de honorários referente ao ano de 1996, enquanto outros planos privados, segundo ele, operam com a tabela referente ao ano de 1992.

Além da Unidas, a reportagem conseguiu contactar, ontem à tarde, os planos Unimed e Long Life. Neste primeiro, a reportagem foi informada que o presidente, Deomar Pereira, estava em reunião e por este motivo não poderia atender. Já na Long Life, a secretária da diretoria, identificada como Mariane, informou que nenhum diretor da empresa iria se pronunciar sobre o assunto.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN