A adoção de campanhas de incentivo, ou seja, estratégias de reconhecimento, está sendo cada dia mais empregada por instituições que visam o bem-estar e motivação de seus canais de venda. Elas são uma excelente estratégia para engajar colaboradores e canais de venda, desde que organizadas de forma coesa e com a ajuda de quem entende do assunto. De acordo com a pesquisa realizada pela Society of Incentive & Travel Executives Foundation concluiu que as ações de incentivo aumentam em cerca de 45% o desempenho dos colaboradores.
Para ficar ainda mais claro, o CEO da Planium Bank, José Mauro Dias explicou o que são as campanhas de incentivo. “As campanhas de incentivo nada mais são do que formas que as empresas encontram de, como aponta o próprio nome, incentivar seu time de vendas a fim de obter melhores resultados. Tais campanhas devem ser implementadas de forma estratégica e alinhadas com a realidade de cada empresa, levando em consideração algumas métricas como metas a serem alcançadas, número de vendedores e formas de distribuição de prêmios”, explicou.
Hoje, essas campanhas são feitas da seguinte forma: as operadoras definem o valor que querem pagar de premiação para seus corretores, divulgam a campanha através de aplicativos de mensagem com banners contendo o valor dos prêmios a serem pagos, normalmente baseado na quantidade de vidas vendidas e fazem o pagamento dos prêmios creditando o valor em algum “cartão de premiação” que nada mais são do que um cartão pré-pago. Muitas vezes, os corretores recebem cartões referente a campanhas que nem sabiam que existiam, enquanto que alguns sequer retiram o prêmio.
Para concentrar as informações sobre as campanhas em um lugar, o Planium Bank criou a plataforma Planium Premia. “A plataforma, antes de mais nada, é um sistema online de gestão de campanhas de incentivo e pagamento de prêmios, que organiza e formaliza todo processo de forma a dar conformidade à campanha. Nela, a Operadora registra suas campanhas, região, vigência entre outros dados e, é claro, quais prêmios serão entregues. Os corretores e corretoras possuem um aplicativo onde são informados de suas evoluções na campanha e devem, obrigatoriamente, aderir à ela e aceitar os Termos e Condições. Uma vez tendo aderido à campanha este passa a acompanhar online suas vendas e prêmios”, disse ele.
A plataforma conta ainda com vários tipos de campanhas, e não apenas a tradicional “Vendeu, Ganhou” que é a usada hoje no mercado onde os corretores têm um valor fixo determinado por vida vendida. Existem ainda campanhas de “Ranking”, “Bateu, levou!”, “Meta” que pode ser diária, mensal ou do ano, por exemplo, e até mesmo campanhas personalizadas sob medida à necessidade do cliente. “Quando falamos de receber o prêmio, a plataforma fica ainda mais interessante. Integrada à plataforma de vendas Planium e ao Planium Bank, assim que a venda é realizada ela é informada online à plataforma de incentivo e assim que o pagamento da primeira parcela é identificado pelo Planium Bank o prêmio fica disponível para resgate. O prêmio é entregue em pontos, onde cada ponto vale R$ 1,00, e pode ser resgatado diretamente na conta corrente do Planium Bank, sem custo algum de transação ou tarifa, ou em dezenas de parceiros, alguns com descontos exclusivos”, informou o CEO.