Notícias | 22 de julho de 2004 | Fonte: Redação SkyWeb

Petrobras, Volvo e Pamcary na maior campanha de cidadania e conscientização para o mercado rodoviário

O segmento do transporte de carga responde por cerca de 75% de toda a movimentação de mercadorias no Brasil. Envolve o trabalho de mais de 2 milhões de caminhoneiros que dirigem uma frota de 1,6 milhões de veículos de carga. Além disso, o setor emprega, de forma direta, outros 4 milhões de trabalhadores, nos setores de serviços.

Ao longo dos anos a Petrobras têm criado programas de atendimento para o segmento de transportes, especialmente para caminhoneiros e empresas transportadoras. Um desses programas foi a rede de postos Siga Bem, espalhada por todo o País, com serviços gratuitos de controle e regulagem do consumo de caminhões, reduzindo os gastos com combustíveis e a emissão de gases na atmosfera.

Ao completar 10 anos da inauguração do projeto Siga Bem, a Petrobras e a Petrobras Distribuidora, em parceria com a Volvo do Brasil e a Pamcary, empresa especializada em gestão de riscos em transportes de carga, lançam a Caravana Siga Bem Caminhoneiro, que irá percorrer cerca de 20 mil quilômetros pelas rodovias brasileiras, com dois objetivos básicos: prestação de serviços e responsabilidade social.

A Caravana Siga Bem Caminhoneiro de Promoção e Responsabilidade Social irá organizar cursos e palestras sobre saúde, segurança, legislação de trânsito, além de outras formas de prestação de serviços aos caminhoneiros, para apoiá-los em sua profissão.

O outro objetivo é integrar, cada vez mais, o caminhoneiro na luta contra uma das mais duras realidades das estradas brasileiras: a violência contra a criança e a prostituição infantil e do adolescente.

A proposta de combater a prostituição infantil nas estradas já conta com o apoio de boa parte da sociedade civil e é uma bandeira importante nas associações e sindicatos de caminhoneiros. O problema, antigo no País, começou a ser discutido entre caminhoneiros em 2003, por iniciativa do Projeto Siga Bem Criança, que integra o Programa Petrobras Fome Zero.

Ao longo da semana da criança, do ano passado, toda a rede de postos Siga Bem participou do programa de divulgação da campanha contra a prostituição infantil e do adolescente, com palestras e distribuição de folhetos de conscientização aos caminhoneiros. Depois, com apoio dos organizadores da Fórmula Truck, esporte de competição com caminhões que realiza provas em todo o Brasil, mais de 20 mil assinaturas de caminhoneiros foram coletadas no autódromo de Interlagos e entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cerca de 500 caminhões e mais de 800 caminhoneiros, participaram, então, de carreata no centro de Brasília, para reafirmar seu compromisso.

A Caravana de Promoções e Cidadania é uma das ações resultantes dessa mobilização. Reunindo órgãos do governo com empresas estatais, como a Petrobras Petróleo, a Petrobras Distribuidora e com a iniciativa privada ? Caminhões Volvo e Pamcary, a Caravana é a prova de que promoção e responsabilidade podem existir juntas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País.

Para incentivar a participação de caminhoneiros nas ações da Caravana, foi desenvolvido um programa de testes para os profissionais, que irão medir sua compreensão das leis de trânsito e das regras de cidadania. O caminhoneiro mais bem colocado nos testes irá receber o título de Caminhoneiro Siga Bem do Ano e ganhará um caminhão. A promoção irá incluir, também, o sorteio de mais outros três caminhões, além de outros prêmios, para os caminhoneiros que adquirirem produtos Petrobras ou Volvo.

O lançamento oficial da Caravana de Promoções e Cidadania será no dia 23 de julho, durante a Festa do Caminhoneiro, no Posto Sakamoto II, no km 210,5 da Via Dutra, em Guarulhos, São Paulo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN