Notícias | 5 de fevereiro de 2021 | Fonte: CQCS

Pescadores não recebem seguro defeso

Em reportagem veiculado no dia 05/02 pelo jornal A Gazeta mostra que pescadores da comunidade de Barreiras, em Conceição da Barra, norte do Espírito Santo, não receberam o seguro defeso. O benefício é pago durante o período de defeso quando a pesca fica proibida para permitir a preservação e reprodução dos peixes.

A reportagem traz o depoimento de pescadores que receberam o benefício em anos anteriores e, dessa vez, não tiveram o pedido aceito como Lucimara Lopes Lisboa que não consta no registro do INSS como pescadora há 17 anos. Pelo registro no instituto, ela tem carteira assinada. 

Outro registro feito pela reportagem é a história de Jeremias Nascimento de Souza que teve o pedido aprovado, mas não recebeu o benefício. Segundo a reportagem, os pescadores relatam que todo ano há problemas com o pagamento. O INSS informou que o processamento do seguro defeso é feito de forma automática na maioria dos casos.

As situações em que são detectados problemas são avaliadas e ajustadas pelos servidores do instituto para liberar o pagamento. O INSS também informa que a falta de documentação correta por parte dos pescadores é que pode gerar problemas para aprovação do benefício.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN