Notícias | 10 de julho de 2003 | Fonte: Seguros.com.br

Parcelar prêmio sai mais caro no seguro do que no resseguro

As taxas de juros aplicadas no parcelamento do prêmio do resseguro, estipuladas pelo IRB-Brasil Re, passaram de 1,42% para 1,94% ao mês, entre julho do ano passado e o mesmo mês, no atual exercício.
Ainda assim, esses índices estão bem abaixo da taxa média adotada pelas seguradoras quando o seguro é pago em parcelas. Nesse caso, segundo pesquisa feita pelo consultor Francisco Galiza, da Fenacor, as taxas de juros variam de 3% a 3,5%, quando o parcelamento é feito em mais de quatro prestações.
As taxas estipuladas pelo IRB-Brasil Re vinham aumentando progressivamente desde agosto do ano passado, quando foram fixadas em 1,38% ao mês.
Os aumentos mais expressivos foram registrados entre outubro e novembro de 2002 (de 1,49% para 1,69%) e entre dezembro do ano passado e janeiro do atual exercício (de 1,76% para 1,91%). Em março, as taxas atingiram o patamar de 2%, caindo depois para 1,98% de abril a junho.
Em julho, pela primeira vez desde setembro de 2002, a taxa mensal baixou, sendo estabelecida em 1,94%. A expectativa no mercado é a de que, acompanhando a tendência do mercado financeiro, os juros incidentes sobre o prêmio do seguro e do resseguro voltem a cair nos próximos meses.
Há, inclusive, alguns seguradores que apostam na possibilidade, pelo menos no caso do prêmio do resseguro, de a taxa mensal ficar abaixo do patamar de 1,30% ao mês até o final deste ano.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN