A Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou uma nova versão do Painel de Ranking de Reclamações, uma das ferramentas que compõem o SusepCon, ambiente interativo desenvolvido para facilitar o acesso a informações sobre o setor supervisionado.
Lançado originalmente em 2024, o painel tem como objetivo oferecer maior transparência e promover o aprimoramento dos serviços prestados pelas empresas supervisionadas. Agora, a ferramenta foi atualizada com melhorias que tornam a navegação mais intuitiva e permitem uma análise mais detalhada dos dados por parte do usuário.
A atualização também vem ao encontro de demandas apresentadas por representantes do setor e pelas próprias empresas supervisionadas. Anteriormente, o painel apresentava um ranking geral das empresas mais reclamadas. Com a nova versão, a página inicial já exibe diretamente os rankings dos oito segmentos com maior volume de reclamações, o que permite uma visão mais precisa da realidade de cada grupo de atuação.
A nova versão traz uma tela inicial repaginada, com indicadores gerais e a apresentação dos rankings das empresas mais reclamadas por segmento. Nessa tela, os dados exibidos são influenciados apenas pelo filtro de período, proporcionando uma visão consolidada do trimestre selecionado. Já a seleção de um segmento ou empresa direciona o usuário a uma página de detalhes, que passa a contar com novos recursos gráficos e informativos.
Uma das melhorias na nova versão é a forma como a evolução das posições no ranking pode ser visualizada por segmento. A funcionalidade de acompanhar essa evolução já existia na versão anterior do painel, mas agora ficou mais clara e prática: ao selecionar apenas um segmento, o gráfico mostra automaticamente, ao longo do tempo, as três empresas com maior número de reclamações naquele grupo. Isso facilita a comparação entre as empresas líderes em reclamações em cada trimestre.
A página de detalhes também apresenta indicadores específicos de acordo com os filtros aplicados (segmento, empresa e período), além de uma nova visualização com a lista de empresas presentes nos rankings daquele trimestre, organizada em ordem alfabética. Cada empresa pode ter seus dados expandidos, com informações como posição no ranking por segmento, volume de arrecadação e número de reclamações.
A nova versão do Painel de Ranking de Reclamações reforça o compromisso da Susep com a disponibilização de dados acessíveis, claros e relevantes para a sociedade, contribuindo para o fortalecimento da confiança no setor de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros.
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