Com a divulgação dos dados oficiais sobre os planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os analistas do BTG calcularam e listaram as companhias do setor que mais crescem e encolhem no país.
No terceiro trimestre do ano, a Hapvida perdeu 6 mil “vidas”, em queda puxada pela redução importante da clientela em Minas Gerais (diminuição de 16 mil), mas atenuada pelo ganho de 7 mil no Rio. No acumulado do ano, a redução no número de vidas da Hapvida foi de 54 mil clientes.
Ainda assim, a Hapvida permanece, de longe, como a maior operadora do setor, com 8,7 milhões de clientes. O Bradesco aparece na segunda posição, com quase 3,8 milhões de “vidas”. No trimestre, seu plano de saúde ganhou 21 mil clientes, mas perdeu 46 mil no ano.
Quem mais ganhou “vidas” no trimestre foi a Unimed Seguros, com aumento de 38 mil; no entanto, no ano, ela perdeu 91 mil. Já a Unimed Nacional ganhou 7 mil clientes no trimestre, mas registrou um recuo de 96 mil no ano.
A Porto Saúde ganhou 37 mil “vidas” no trimestre e 101 mil no ano.
Já a Amil aumentou sua carteira em 3 mil vidas no trimestre, mas perdeu 147 mil ao longo de 2024 até setembro.
Com o recuo da Amil ao longo do ano, a SulAmérica está se aproximando dela em número de vidas. Uma década atrás, a Amil tinha 4,4 milhões de clientes, enquanto a SulAmérica contava com 2,2 milhões. Agora, a primeira possui pouco mais de 3 milhões, enquanto a SulAmérica está com quase 2,9 milhões, segundo os números do BTG com dados da ANS.
No trimestre, a SulAmérica avançou em 21 mil “vidas”; no ano, ganhou 92 mil.