Garantir a pesca responsável, impedindo que os barcos desobedeçam as restrições geográficas e temporárias à atividade pesqueira. Este é o principal objetivo do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélites (Preps). A OnixSat – que comercializa os produtos JaburSat – participa ativamente deste projeto liderando as vendas de rastreadores que possibilitam a criação de cercas eletrônicas em torno das áreas onde a pesca estiver proibida. Com isso, os órgãos responsáveis conseguem identificar e autuar os barqueiros infratores.
O Preps foi criado pela instrução normativa interministerial nº 2, publicada no Diário Oficial da União, dia 15 de setembro de 2006. Segundo o documento, todo pesqueiro com mais de 15 metros ou 50 toneladas de arqueação terá de contar com rastreadores. O prazo para os donos dos barcos instalarem os rastreadores venceu no mês passado. A OnixSat já comercializou 600 rastreadores para embarcações pesqueiras no País, sendo que 460 já foram instalados.
Segurança – Embora não existam dados precisos, estima-se que o País tenha cerca de 4 mil embarcações pesqueiras com até 15 metros. “Nossa meta é vender 200 rastreadores náuticos por mês”, explica o gerente de Projetos Especiais da OnixSat, Augusto Cesar Carvalho Machado. Das empresas homologadas pelo governo para oferecerem os rastreadores náuticos, apenas três estão operando. “A OnixSat fez todo um trabalho muito bem sucedido para adaptar os equipamentos às embarcações impedindo que eles sejam oxidados pela maresia”, conta o gerente.
Machado explica que o funcionamento do rastreador náutico JaburSat é muito parecido com o terrestre. As coordenadas registradas na embarcação pelo GPS são enviadas para o satélite Inmarsat, que transmite a informação para uma antena Stratos localizada na Terra. A informação chega à OnixSat que, por sua vez, a disponibiliza ao Comando de Controle do Trafego Marítimo (Comcontram), da Marinha, responsável pelo controle das embarcações.
O gerente diz que a posição do barco é transmitida de hora em hora e que, da mesma forma que os rastreadores terrestres, os marítimos contam com botão de pânico, que pode ser acionado a qualquer momento. “Mesmo que o barco esteja à deriva, com o motor pifado, sem bateria, e com o sistema de rádio inoperante, as coordenadas serão repassadas à Marinha. O rastreador tem uma bateria própria com capacidade para 10 horas, tempo suficiente para que a embarcação seja resgatada em uma situação adversa. Que valor tem isso? São 10, 15 vidas da tripulação que podem ser salvas”, ressalta Machado.
Ele conta que a OnixSat já está trabalhando no projeto para que o rastreador náutico também possa contar com sensores e atuadores, da mesma forma que os terrestres. Dois exemplos citados pelo gerente são os sensores de profundidade e de temperatura. “Com informações sobre a temperatura da água e a profundidade local, os pescadores sabem que tipo de peixes vão encontrar”, explica.
Além de segurança para a tripulação, o sistema permite aos donos das embarcações um eficiente controle sobre a frota. Pelo site da OnixSat, o proprietário, munido de uma senha, pode acompanhar o trajeto percorrido pelo seu barco. No endereço www.jabursat.com.br/preps, é possível visualizar a posição da embarcação dentro das cartas náuticas.
A OnixSat conta hoje com 20 representantes em todo o País autorizados a instalarem os equipamentos em qualquer porto onde os pesqueiros estiverem ancorados. Cada rastreador custa R$ 2.293 e pode ser pago em três vezes sem juros, mas com alguns descontos em comunicação e isenção de algumas mensalidades oferecidos pela OnixSat, o investimento inicial cai para R$ 1.699.
O Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélites (Preps) é de responsabilidade da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos (Ibama) e da Marinha do Brasil.
OnixSat: tecnologia e segurança – A OnixSat, fornecedora dos produtos JaburSat, tem como objetivo prover tecnologia de rastreamento para veículos com intuito de aumentar a receita e diminuir os custos operacionais logísticos do segmento de transporte. Atualmente é a empresa do setor de rastreamento que mais cresce no País. Além disso, os produtos JaburSat detêm o mais alto índice de satisfação entre seus clientes, segundo o Instituto de Pesquisa Datafolha. A recente pesquisa também revelou que após a instalação do sistema de rastreamento JaburSat, os clientes conseguiram em média 33% a mais de fretes e 18% de desconto na apólice de seguro do veículo. Mantendo-se na vanguarda tecnológica, a OnixSat criou há três anos o programa Sinistralidade Certificada, que tem o objetivo de comprovar a alta credibilidade dos rastreadores JaburSat, através dos índices divulgados pela KPMG Auditores Independentes.