Parceria com COB visa a saúde bucal dos atletas brasileiros
A OdontoPrev, líder em planos odontológicos no Brasil, colocará à disposição dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Pequim um consultório odontológico completo instalado na Vila Olímpica. A delegação brasileira será a única a contar com este atendimento no local, que ficará a cargo do cirurgião-dentista credenciado OdontoPrev, e membro da equipe médica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Dr. Paulo Fontoura Júnior.
Durante os Jogos, Dr. Paulo receberá o apoio de seis cirurgiões-dentistas da OdontoPrev que estarão, do Brasil, oferecendo informações dos prontuários virtuais dos atletas. O consultório na Vila Olímpica estará equipado para atendimentos de rotina e emergenciais. E, em caso de problemas mais graves, há convênios com centros de saúde bucal em Pequim, Taipa, Macau e Hong Kong.
“Nosso trabalho junto ao COB começou há muito tempo e temos um levantamento da saúde bucal dos atletas, o que nos auxilia nos atendimentos”, afirma o Dr. Paulo. Desde 1999, a OdontoPrev é a assistência odontológica do Comitê Olímpico, influenciando positivamente na performance da delegação brasileira.
A OdontoPrev possui banco de dados com informações sobre a saúde bucal dos atletas, atualizado a cada tratamento realizado. O acesso ao prontuário oferece não só as atuais condições bucais dos atletas, mas também imagens radiográficas digitalizadas e disponíveis na web.
A cobertura odontológica junto ao COB se dá integralmente, mesmo fora dos períodos de competição e conta com a importante ajuda das confederações que compõem o Comitê. Ações voltadas para a prevenção de focos infecciosos bucais, que podem diminuir a resistência do competidor, também são desenvolvidas.
Segundo o Dr. Paulo, cuidados com a saúde bucal fazem a diferença quando nos referimos a atletas de alta performance. “Problemas odontológicos de qualquer gênero, como a inflamação periodontal nos corredores de 100 ou 200 metros, podem ocasionar dores músculo-esqueléticas, por exemplo”, explica. A importância desse cuidado com a saúde bucal no esporte pode ser verificada pelo aumento do uso de protetor para os dentes no basquete, vôlei e ciclismo, medida antes restrita a esportes de contato físico mais intenso, como boxe, judô e pólo aquático.
A ida da OdontoPrev à China está prevista para 26 de julho, acompanhando parte da delegação brasileira que ficará em Macau para aclimatação ao fuso horário (11 horas de diferença). A previsão é que a delegação chegue à Vila Olímpica de Pequim no início de agosto.