Notícias | 17 de maio de 2024 | Fonte: CQCS | Karem Soares

Obra literária sobre os 25 anos do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados é lançada no Rio de Janeiro

Array

No dia 16 de maio, aconteceu o lançamento do livro sobre os 25 anos do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados (CRSNSP). A obra intitulada “O Mercado de Seguros, Previdência Aberta e Capitalização na Visão do CRSNSP”,  ficou sob a coordenação da presidente da entidade, Adriana Teixeira de Toledo, e  o prefácio escrito pelo superintendente da Susep, Alexandre Octaviani. 

Adriana Teixeira de Toledo, presidente do CRSNSP, falou sobre o formato do evento, onde foi possível contar com debates, através dos painéis apresentados. “O encontro técnico visa a integração entre os conselheiros e os técnicos da Susep. Tivemos um dia inteiro de diálogos, com quatro painéis principais, onde discutimos vários assuntos sobre os processos e normas que estão sendo pensadas e revisadas pela Susep. E a partir da nossa avaliação, a autarquia está acolhendo as sugestões e refletindo sobre as nossas avaliações, para que possamos avaliar se é possível aproveitar essas informações”. 

“Estamos prestigiando a comemoração dos 25 anos do CRSNSP, onde foi lançado o livro, uma coletânea de artigos sobre o mercado de seguros. É com muita alegria que participamos do evento, e saúdo os conselheiros, na pessoa da presidente Adriana Teixeira de Toledo. Ministrei palestra sobre o Open Insurance, e sobre as estâncias que a Susep dedica ao tema. Foi um dia bastante enriquecedor”, declarou um dos palestrantes, Airton Renato de Almeida Filho, diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos da Susep. 

Para Washington Silva, vice-presidente do CRSNSP, o multiformato do conselho compreende o setor em todos os aspectos.  “Celebramos um encontro entre o CRSNSP e a Susep, para o lançamento de um livro, que trata dos 25 anos do Conselho. Posso afirmar que o Conselho é ‘multiformatado’, por termos procuradores, os setores público e privado, informações distintas técnicas, economistas, advogados, que entendem do setor por dentro, e por fora”.

A advogada Priscila Figueiredo, da Via Internet Insurance Consulting, é coautora do livro e abordou os detalhes relacionados ao Open Insurance.  “Tive o prazer de participar dessa obra coletiva, para abordar um tema tão importante no setor de seguros que é o Open Insurance, e a transversalidade desse tema, onde nasceu a regulação da Susep e o código de proteção de dados, além da importância da convergência dessa regulação, para fiscalização”. 

Andreia Barroso, coordenadora do SAC do Grupo Prime é uma das coautoras do livro, afirmou que simplificou a compreensão dos processos e focou na importância das ouvidorias para o segmento. “O Conselho de Recursos é extremamente importante para o mercado de seguros, ele tem um papel equalizador, além de oportunidades que o setor tem, de em algum momento deixar as informações mais claras, em relação aos processos. E eu trago as ouvidorias para dentro do livro, que são excelentes instrumentos de gestão, onde cuida do consumidor, que é o protagonista quando falamos dos seguros, em todos os aspectos”. 

“Participamos do lançamento de mais um livro promovido pelo Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, trazendo temas interessantes sobre o nosso mercado. Como diretor da Susep enquanto um órgão que instrui os processos sendo julgados pelo Conselho de Recursos em segunda instância, é uma honra prestigiar mais uma excelente iniciativa”, declarou Carlos Queiroz, diretor da Susep.

Maia Pinheiro, conselheiro titular do CRSNSP, mencionou a importância do trabalho do Conselho para o mercado segurador. “O lançamento foi um dia especial, em que comemoramos 25 anos do CRSNSP, a formação importante que contribui com o mercado segurador como um todo, e a principal missão desse conselho, é compartilhar os direcionamentos e as orientações, para que o mercado segurador se fortaleça”. 

“É uma honra poder participar do lançamento dessa obra literária, em comemoração dos 25 anos do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados. Estou feliz por ter tido a oportunidade de escrever um artigo que compõe o livro”, concluiu Gianni Moreira, superintendente administrativa e financeira da Fenacor, e uma das coautoras do livro.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN