Notícias | 28 de agosto de 2023 | Fonte: Insurtalks

O futuro do Seguro de Vida está sendo desenhado pela inovação e pelo foco no cliente

De acordo com o famoso teórico da evolução Charles Darwin, “Quem sobrevive na natureza não é necessariamente o mais forte, nem o mais inteligente, mas aquele que melhor se adapta ao ambiente”. Mesmo que tal frase tenha tido sua autoria questionada e atribuída ao professor da Louisiana State University, Leon C. Megginson, o sentido dela se aplica a diversas situações, reais e metafóricas, até hoje. Ela cabe, por exemplo, para ilustrar como deve evoluir o segmento do seguro de vida rumo ao futuro.

Futuro de constante adaptação e evolução O futuro do seguro de vida deve ser de adaptação às necessidades dos clientes, ou seja: evolução constante. Como as necessidades dos clientes estão em transformação cotidiana, o seguro de vida deve acompanhar essa evolução, que deve ser impulsionada pela inovação e pela centralização no cliente. Nos últimos anos, este setor da indústria tem experimentado um crescimento notável, e à medida que as expectativas de vida aumentam e as tendências de saúde se transformam, ele está se adaptando de maneira ágil e dinâmica para atender às necessidades mutáveis dos segurados.

Inovação tecnológica como motor da transformação

Um dos principais motores dessa transformação é a inovação tecnológica. A análise de dados, a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina estão desempenhando papéis cruciais na capacitação das seguradoras. Elas agora têm acesso a informações detalhadas sobre os perfis e as preferências de risco individuais dos clientes, o que lhes permite criar produtos altamente personalizados. Por exemplo, através de algoritmos de IA, uma seguradora pode avaliar os dados de saúde e estilo de vida de um cliente jovem preocupado com a saúde e oferecer uma apólice adaptada com cobertura aprimorada para doenças críticas e benefícios por invalidez.

Apólices com base em padrões de uso e comportamento real

Além disso, a adoção de sensores IoT e outras fontes de dados em tempo real está permitindo às seguradoras criar apólices com base em padrões de uso e comportamento real dos segurados, impulsionando o surgimento de modelos de seguros baseados na utilização. Dispositivos de tecnologia de saúde, como produtos vestíveis e aplicativos de rastreamento de saúde, estão se tornando populares, permitindo que as seguradoras personalizem ainda mais as apólices com base nas escolhas de estilo de vida e incentivem o bem-estar por meio dessas tecnologias.

Flexibilidade para os segurados

Embora algumas dessas tecnologias ainda não estejam sendo amplamente adotadas por conta de obstáculos como implementação e regulamentação do uso, as seguradoras já estão inovando nos produtos de seguro de vida, tornando-os mais adequados às necessidades dos clientes. Elas estão oferecendo pacotes que combinam coberturas de saúde, proteção, aposentadoria e gerenciamento de patrimônio, proporcionando flexibilidade aos segurados. A AXA, por exemplo, oferece garantia de amparo financeiro em diversos momentos delicados do segurado, como a perda de um familiar, um acidente com consequências irreversíveis ou até mesmo o diagnóstico de uma doença grave, como o câncer. Além da indenização, o seguro de Vida e Acidentes Pessoais da AXA oferece uma ampla gama de serviços e assistências que podem ser aproveitados a qualquer instante.

Personalizado para o estilo de vida

Na Zurich, em certas modalidades de agrupamento de produtos, o segurado agora pode ajustar seu prêmio de forma flexível tornando a cobertura personalizada para o seu estilo de vida e, como o seguro pode ser contratado em qualquer fase da vida – dos 16 aos 79 anos – o cliente pode ficar ainda mais seguro contra vários riscos à medida que envelhece. E ainda há a possibilidade de agregar proteção financeira em casos de fraturas, queimaduras e muitas outras eventualidades.

Assistência domiciliar, Seguro Viagem e Sorteios

Já o seguro de vida da Icatu, além das proteções tradicionais e da flexibilização das apólices, conta também com serviços para serem utilizados no dia a dia, como assistência domiciliar, seguro viagem e até sorteios, dependendo do plano contratado.

Eleita uma das seguradoras mais inovadoras do país

Com coberturas tão flexíveis e amplas, não foi à toa que a Icatu foi eleita uma das seguradoras mais inovadoras do país pelo Ranking Valor Inovação Brasil 2023. Com expressivos avanços em inovação, tecnologia e apostando na criação de uma cultura de inovação transversal a todas as áreas do negócio, a Companhia está no top 3 das empresas mais inovadoras na categoria de Seguros e Planos de Saúde, segundo esse ranking, que avaliou as práticas de inovação das empresas que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas.

“Inovar, para nós, é investir cada vez mais em pessoas e conexões e sermos cada vez mais ágeis, dinâmicos, flexíveis e preparados para lidar com as transformações do mercado e da sociedade”

Alexandre Vilardi, vice-presidente Corporativo da Icatu, declarou que a companhia sempre teve a inovação no DNA: “Nós sempre tivemos a inovação em nosso DNA. É muito gratificante materializar todos esses avanços e sermos reconhecidos por isso. No último ano, ficamos honrados ao estrear no top 5 do ranking e, apenas um ano depois, já estarmos no top 3. Essa conquista reforça que estamos no caminho certo e é resultado de uma visão de inovação 360º que vai muito além da tecnologia. Inovar, para nós, é investir cada vez mais em pessoas e conexões e sermos cada vez mais ágeis, dinâmicos, flexíveis e preparados para lidar com as transformações do mercado e da sociedade”, afirmou ele.

Inovação constante, foco no cliente e suporte humano são a chave

As seguradoras de vida estão evoluindo para oferecer mais do que simples apólices; estão proporcionando conforto, estabilidade e tranquilidade aos seus clientes. Isso é essencial em um momento em que os consumidores buscam experiências aprimoradas em todos os produtos e serviços que adquirem. Para se manterem relevantes no futuro do seguro de vida, as seguradoras devem abraçar inovações emergentes, adotando tecnologias avançadas que permitam a personalização das apólices e a melhoria da satisfação do cliente. Essa abordagem não apenas beneficia os clientes, mas também otimiza as operações das seguradoras, tornando o setor mais ágil, conectado e centrado no cliente. Portanto, a inovação constante dos produtos do seguro de vida equilibrados com o foco no cliente e o suporte humano em todas as camadas é a alavanca que as seguradoras precisam disparar para alinharem-se aos novos modelos de negócio, às expectativas dos consumidores de seguros e tomarem o rumo certo para o futuro do seguro de vida.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN