Notícias | 10 de abril de 2025 | Fonte: Omint Saúde

NR-1 e o futuro do bem-estar corporativo: Omint Talks RH reúne especialistas para discutir desafios e soluções

A saúde mental tem se tornado uma pauta cada vez mais prioritária dentro das empresas, e a atualização da NR-1 reforça a necessidade de um olhar atento para esse tema. Para apoiar as lideranças nesse novo cenário, a Omint Saúde promoveu, na última terça-feira (8), na Casa LIDE, em São Paulo, mais uma edição do Omint Talks RH. O evento reuniu especialistas do setor para um debate aprofundado sobre os desafios e oportunidades que a norma traz para as empresas e seus colaboradores.

“Mais do que tratar sobre as atualizações da norma que entram em vigor em maio de 2025, o Omint Talks RH teve como propósito estimular ações concretas e estratégias eficazes voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida nas organizações. Trata-se de uma pauta prioritária e cada vez mais urgente para as lideranças contemporâneas”, destacou Cícero Barreto, diretor Comercial e de Marketing da Omint Saúde.

Entre os palestrantes, Ricardo Basaglia, CEO da Michael Page, consultoria especializada em recrutamento e seleção, abordou sobre “Os desafios das lideranças em tempos incertos”. Para Basaglia é fundamental que a gestão empresarial esteja atenta para se adaptar ao novo. “Em um mundo que evolui tão rápido, sempre há oportunidade para aprender”.

Ele complementa afirmando que o ser humano evolui ou por meio de convicção, ou por conveniência ou ainda em decorrência de constrangimento. “Eu costumo fazer a provocação de que no mercado de trabalho nós somos como se fossemos um aplicativo: eles estão sempre atualizando para novas versões, com funcionalidades diferentes e correções de erros. O mesmo vale para a carreira”.

NR-1 e o impacto da saúde mental na governança corporativa

Para discutir sobre as atualizações da NR-1 e saúde mental no ambiente de trabalho, a Omint promoveu um painel com a presença do Dr. Ricardo Vasserman, CEO da Mar Saúde, coautor do livro “Rastreamento de Doenças” e médico que atua com foco na detecção precoce de doenças; do Dr. Marcos Loreto, diretor Médico da Omint; da executiva Lilian Giorgi, diretora da Alvarez & Marsal; e da executiva Clarice Costa Mendes, executiva com mais de 17 anos de experiência em Remuneração, Benefícios e Gestão de Pessoas.

Dr. Loreto iniciou trazendo dados do Ministério da Previdência Social de 2024 que mostra os 10 principais motivos de afastamento do trabalho. Dores na coluna e problemas ortopédicos lideram a lista, ocupando os três primeiros lugares, enquanto a ansiedade e a depressão aparecem, respectivamente, na quarta e quinta posições.

“Sem dúvida, a pandemia foi um gatilho importante para o aumento dos casos de afastamento por questões emocionais. Tivemos perdas significativas, com mais de 700 mil mortes, e o isolamento social que intensificou quadros de depressão e ansiedade. Somado a isso, veio a pressão pela retomada econômica, exigindo resultados rápidos em um cenário emocionalmente fragilizado”, expõe o diretor da Omint.

Já Vasserman explica que a NR-1 faz parte de um conjunto de regras que têm força de lei e que o ambiente de trabalho pode implicar em um risco aumentado para o funcionário adoecer. “Essas regras já existem há muito tempo, mas houve uma atualização dessa norma com a inclusão de riscos psicossociais em relação ao ambiente de trabalho”.

Para a executiva Lilian Giorgi, é fundamental que os líderes estejam atentos aos seus times e promovam um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. “O líder precisa entender que ele faz parte do sistema e que a saúde mental não é apenas do indivíduo, é do coletivo. É preciso promover um ambiente seguro e saudável, felicidade corporativa precisa estar na agenda”.

Com um olhar mais voltado para a rotina do setor de Recursos Humanos, Clarice Mendes enfatizou sobre a importância de o profissional de RH compreender os processos da área de maneira geral para ter um olhar mais sensível para as necessidades. “É preciso entender o que é qualidade de vida para cada pessoa para que o RH seja protagonista no auxílio aos gestores na promoção da segurança psicológica”.

Para Barreto, abrir espaço para discussões dessa magnitude, sem tabus e com especialistas de referência, é essencial para a construção de uma governança mais sustentável e responsável. “O Omint Talks RH reflete nosso compromisso de levar informação qualificada, que gere impacto real e agregue valor às empresas clientes e parceiras”, concluiu.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN