Na quinta parte da conversa com Gustavo Doria Filho, no programa Bate-bola, o CEO da SulAmérica, Ricardo Bottas falou da reestruturação comercial da companhia depois da separação da operação de automóvel e ramos elementares. “Naquele momento o desenho de fazer a mesma coisa com a parte de varejo seria mais desafiador”, revelou o executivo. Ele lembrou que muitas pessoas, consideradas ‘chave’ dentro da SulAmérica, saíram junto com a operação de auto.
Nesse novo cenário, Bottas disse que foi possível criar um maior acesso dos corretores aos diretores comerciais. Além disso, ele explicou que houve uma dinâmica mais frequente de construção sobre o que vinha da rua em relação ao feedback, definição de produtos e adaptação para torná-los mais competitivos. “Percebemos uma oportunidade para ser feita no varejo e decidimos pela unificação preservando o fortalecimento e aumento do empoderamento das estruturas comerciais que passam a estar juntos com a área de negócios”, explicou.
Bottas destacou ainda que houve o entendimento de que executivos já reconhecidos no mercado de seguros, como Luciano Lima e Solange Zaque, estarem mais próximos da parte de produto e negócios, seria uma vantagem competitiva. “Queremos ter mais agilidade e que o corretor seja mais ouvido em que seja preservada a estratégia que queremos buscar o crescimento da companhia”, pontuou.
O CEO lembrou que desde 2013 o país enfrenta uma crise econômica com altos e baixos. “Estamos crescendo gradualmente mesmo na crise, mas estamos confiantes de estarmos bem posicionados em relação aos nossos canais de acesso que damos aos nossos corretores, ao empoderamento aos times comerciais, principalmente ganhando mais agilidade”, finalizou.