Responsável pela formação dos corretores de seguros, a Escola Nacional de Seguros reestruturou este ano sua grade curricular do Curso para Habilitação desses profissionais. Isso porque, no final de 2007, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) determinou que a atividade de corretor de produtos de capitalização passasse a ter uma habilitação separada da carteira de vida e previdência, que antes era integrada.
O diretor de Ensino e Produtos da instituição, Nelson Le Cocq, conta que, para inserir a nova habilitação do corretor de capitalização na grade do curso, a entidade realizou uma reestruturação no currículo. A mudança se deu principalmente na organização da primeira fase do curso, que corresponde ao módulo 1 – voltado para o corretor de capitalização.
“Esta nossa primeira fase guarda total conformidade com as diretrizes da Susep e fornece ao profissional uma sólida base para a comercialização dos produtos de capitalização e para o desempenho das suas atividades, já que os conteúdos do módulo 1 foram alterados. Houve inserção de novas disciplinas, que passaram a incluir tópicos estratégicos de comercialização e um forte conteúdo teórico e prático sobre a capitalização enquanto via de negócios”, explica o diretor.
No novo formato, o profissional que quiser se tornar um corretor de seguros das carteiras de vida e previdência terá que se especializar primeiro em capitalização, que é a primeira fase da Habilitação, depois segue para o segundo módulo com as matérias relacionadas a esses produtos. Quem estiver interessado em atuar apenas em capitalização, assim que concluir a primeira etapa, já estará apto.
Após a decisão da Susep, a Escola teve aproximadamente dois meses para reestruturar o curso. Para Nelson, uma das características desenvolvidas na atual gestão da instituição é conjugar a alta capacidade de sua equipe técnica com a flexibilidade no desenvolvimento de produtos específicos para atender demandas especiais – neste caso, de forma ágil, já que as aulas do curso iniciaram em fevereiro desse ano. “Empenhamos nossos esforços na readequação da grade do Curso para Habilitação de Corretores de Seguros, principalmente na primeira fase, que diz respeito ao corretor de capitalização”, ressalta.