Notícias | 1 de setembro de 2004 | Fonte: Investnews

Norma contábil começa a vigorar em 2005 na Europa

Os países da Europa serão os primeiros a estabelecerem as normas contábeis para setor de seguros em função do mercado comum. `Essas normas – para as demonstrações financeiras consolidadas de acordo com as International Financial Reporting Standards (IRFS), que estabelecem um padrão contábil para todas as seguradoras do mundo – começam a valer, nos países da Europa, já em 2005`, disse o sócio da KPMG, especializado em seguros, José Rubens Alonso.

Segundo o executivo, o Brasil é um dos países membros do International Accouting Standards Board (IASB), organização internacional que padroniza os critérios contábeis adotados mundialmente.

`O Brasil está fortemente comprometido com os esforços de adapatação desses padrões, apesar dessa realidade estar ainda um pouco longe. É só uma questão de tempo`, disse enfatizando que aqui as normas de contabilidade são expedidas por diversas autoridades em razão da Lei das S/A estar defasada.

`As normas do IASB trariam um importante alinhamento, contribuindo para a transparência das informações financeiras prestadas pelas empresas acionistas e ao público em geral`.

Alonso disse ainda que nessa primeira fase do processo de implantação das normas contábeis é preciso antes de mais nada se definir o que é contrato de seguro e resseguro e o que são derivativos. `A segunda fase do processo deverá ser implantada daqui a dois ou três anos`.

Alonso está presente no Seminário Normas Internacionais de Contabilidade, promovido pela auditoria KPMG, com apoio da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), em São Paulo, que se encerra em instantes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN