A Nordica, empresa do grupo ITG, promoveu na semana passada um webinar sobre migração para o Qlik Cloud, com case da área de suprimentos da CSN. Junto com Rodolfo Boscolo, Head of Customer Success da Nordica, os convidados da CSN, Luiz Felipe Castro, especialista de Inteligência em Suprimentos, e Nattan Pinguelli, analista de Inteligência em Suprimentos, comentaram sobre o fornecimento de dados em “near real time”, migração e centralização de processos no Qlik Cloud e democratização de dados e iniciativas para usuários de negócios.
A CSN é o maior complexo siderúrgico da América Latina, operando em diversos setores, incluindo siderurgia, mineração, cimento, logística e energia. A estratégia de suprimentos da empresa envolve foco em transacional, negociação e inteligência, parte esta que engloba o analytics, que carregava o seguinte dilema: “Como democratizar as informações com acesso “online” dos usuários finais, com conexão direta às fontes, sem interação humana e evitando o risco de manter um banco de dados paralelo?”. Para isso, a solução Qlik Sense foi agregada.
O processo de implantação do Qlik Sense na área de Suprimentos da CSN começou em 2020, com definição do escopo do projeto e contratação de consultoria. Nos anos seguintes, foram implementados KPIs Controle, conexão direta com SAP e realização de treinamentos sobre a ferramenta oferecida pela Nordica. Além disso, houve desenvolvimentos internos, fim da utilização do IBM Cognos – plataforma de business intelligence (BI) e análise de dados.
Segundo Boscolo, após toda a jornada percorrida desde 2020, depois da remodelação de todos os processos, fazendo do Qlik a única fonte de informações para a área de Suprimentos, uma outra necessidade foi observada. “Eles entenderam que era necessário modernizar ainda mais esse processo, dar mais um passo, que foi a realização da migração para o Qlik Sense Cloud, para ambiente SaaS”, explicou da Head of Customer Success da Nordica.
Por fim, neste ano, ocorreu a conexão direta com Portal Ariba + BD, simulações e análise preditivas (AutoML), refinamento dos dados para melhorar as tomadas de decisões e centralização de aplicativos (dashboard dos dashboards).
“O Qlik Sense tem uma conexão com o SPA para leitura e disponibilização dos dados. Com relação ao SAP ARIBA, a gente faz uma automação e usa um RPA que acessa diariamente e extrai as informações em relatórios e salva isso em um servidor”, explicou Castro. O usuário passou a ter, portanto, apenas uma fonte de informação, KPIs, analytics, entre outros.
Os benefícios da inclusão do Qlik Sense incluem democratização das informações e geração de analytics. A implementação da solução trouxe ainda velocidade na tomada de decisão, conforme explicado por Pinguelli. “A gente consegue captar as informações direto da fonte de dados, de forma mais rápida, simples e padronizada. Antigamente a gente teria que fazer o relatório via Excel, tinha que extratar de várias bases, juntar as bases fazer diversos PROCs, e isso é passível de erro. Com a implantação do Qlik Sense, a gente conseguiu padronizar e imputar as regras do negócio, e isso auxiliou na entrega da informação”, disse o analista de Inteligência em Suprimentos da CSM.
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