Notícias | 7 de agosto de 2024 | Fonte: Epóca Negócios

Na Alemanha, pais esgotados têm direito a 4 semanas em spa pagas pelo plano de saúde

Se já é cansativo ser pai ou mãe por si só, imagine equilibrar isso com uma carreira, uma casa e, muitas vezes, sem apoio. Antes que se note, os pais já estão em um consultório médico com sintomas como insônia, ataques de pânico, depressão ou problemas físicos, como dor nas costas e nas articulações.

Mas a prescrição para os pais alemães que passam por esses problemas pode não ser remédios ou cremes. Em vez disso, esses pais podem sair do consultório com uma receita médica para um descanso de quatro semanas em um spa à beira-mar ou nas montanhas. A informação é da CNN Travel.

A Alemanha tem uma longa história do que é chamado de “Kur”, traduzido como cura, que muitas vezes consiste em longos descansos destinados a curar várias doenças. Elas envolvem “Heilbad”, ou banhos de cura, em cidades termais como Baden-Baden, Wiesbaden e Bad Ems. A Alemanha tem cerca de 350 cidades termais, muitas delas consideradas Patrimônio Mundial da Unesco.

Elas foram frequentadas ao longo dos séculos pela realeza e a alta sociedade, mas também por pessoas doentes da Europa e do mundo, todas viajando para a Alemanha para relaxar e curar-se no que hoje são chamados de resorts de bem-estar.

Focada tanto em cuidados preventivos quanto para ajudar em uma recuperação, uma Kur é frequentemente destinada a pais esgotados. Curas “mãe-e-filho” e “pai-e-filho” são algo que todos os alemães têm direito a aproveitar a cada quatro anos, sendo a grande maioria com descansos de quatro semanas, com tudo pago pelo seguro de saúde.

A Alemanha não possui um sistema nacional de saúde gratuito, então as pessoas pagam valores mensais que, no final, acabam financiando clínicas operadas por companhias de seguros.

Hoje, retiros de cura para pais e filhos são oferecidos em clínicas administradas por seguradoras de saúde ou pelo MGW (Müttergenesungswerk), um instituto para o bem-estar das mães fundado após a Segunda Guerra Mundial e que tinha o objetivo de ajudar mulheres a lidar com a maternidade, o trabalho e a reconstruir suas vidas após a guerra.

Fila de espera pode ser longa

Embora prevenir o esgotamento e outros problemas físicos e emocionais seja o ideal, o tratamento oferecido na Alemanha é frequentemente prescrito como uma resposta ao esgotamento.

Isso porque um pai ou mãe precisa exibir certos sintomas e receber um diagnóstico de um médico para se qualificar para o descanso terapêutico. O médico inicia o processo e, em seguida, o paciente recebe datas potenciais para a reserva. Existem também listas de espera, mesmo havendo mais de 150 clínicas espalhadas pelo país.

“Os sintomas incluem irritabilidade forte e rápida, falta de vontade, exaustão e cansaço constantes e insônia. As pessoas afetadas frequentemente ‘apenas choram’ e geralmente se sentem sobrecarregadas até mesmo com pequenas tarefas diárias”, disse Petra Gerstkamp, vice-diretora-geral do MGW.

“O perigo é que essas pessoas não consigam mais procurar um centro de aconselhamento por conta própria. Portanto, é tarefa identificar a necessidade de medidas preventivas e de reabilitação o mais cedo possível – especialmente porque o tempo de espera por uma vaga no spa pode ser muito longo.”

Em 2022, 44.525 mães e 2.320 pais participaram de tratamentos preventivos ou reabilitativos em clínicas na rede MGW. A maioria das mães tratadas tem entre 36 e 45 anos e geralmente trabalha meio-período (20-35 horas por semana).

Filhos podem ir junto

Embora possa parecer contraditório enviar pais exaustos para uma terapia relaxante com seus filhos, essa opção tende a ser preferível para os pais, segundo a Gerstkamp.

“A maioria das mães faz uma cura com seus filhos, não apenas, mas claro também porque não têm outra opção de cuidado. Originalmente, as curas das mães eram sempre sem os filhos. Desde a década de 1970, tornou-se cada vez menos desejável colocar os filhos sob cuidados de terceiros, apesar de o seguro de saúde pagar pela creche e pela ajuda doméstica durante a ausência do pai ou da mãe”, disse.

Quando os pais chegam à clínica, eles são avaliados, e os tratamentos, as terapias, os esportes e as opções de relaxamento são agendados com base nas necessidades individuais. As crianças são cuidadas durante o dia, afastadas dos pais, mas têm a opção de participar de certas atividades juntos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN