Notícias | 18 de outubro de 2007 | Fonte: Jornal da Cidade - Baurú/Thatiza Curuci

Mulher jovem paga seguro 70% mais barato que homem

Mulher no volante… seguro automotivo mais barato. Se ela tiver entre 18 anos e 20 anos pagará, em média, 70% menos do que homens da mesma idade. É o que mostra um levantamento feito pelo Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor), a pedido da reportagem, que considerou as médias de valores dos seguros comercializados em todo o Estado de São Paulo.

Segundo Leilane Aparecida Figueiredo Strongren, tesoureira do Sincor de Bauru, a mulher sempre paga menos do que o homem em qualquer faixa etária. O valor é, geralmente, entre 10% e 30% menor. “Elas podem até bater mais o automóvel do que os homens, mas os estragos são menores. Além disso, as mulheres conservam mais o veículo e têm cuidados preventivos”, resume.

Entre 18 e 20 anos, os homens preferem não fazer seguro porque o valor é muito alto. “Carros rebaixados, com aparelhagem de som cara e outros tipos de acessórios são comuns nesta idade. O seguro, para esses casos, fica oneroso”, diz. Os dados do Sincor abordam apenas porcentagens porque a diferença nos preços pagos entre uma seguradora e outra pode chegar a 70%.

Aos 40 anos de idade, a mulher ainda consegue boa vantagem de preço em relação a um contrato de seguro automotivo feito por um cliente do sexo masculino. Neste caso, ela paga de 10% a 15% menos. “O seguro para mulher só não é vantajoso se compararmos um homem de 40 anos e uma mulher de 18 anos”, afirma Strongren. Neste caso, a experiência no volante faz com que o sexo masculino pague 40% menos que o feminino.

Homens no contrato

Apesar de ser mais vantajoso fazer o seguro do automóvel no nome da parceira, 62% dos homens ainda fecham negócio em seu nome. “Na maioria dos casos, eles têm essa atitude porque consideram-se provedores da família”, explica Strongren. O Sincor estima que metade da frota que tem seguro seja dirigida por homens.

O levantamento revelou um dado curioso. Entre as mulheres, aquelas com mais de 50 anos dificilmente fazem seguro para seu veículo. “Nesta faixa etária, elas avaliam que o risco de bater é menor porque sentem-se mais seguras. Geralmente, suas atividades são rotineiras e elas se expõem menos aos riscos”, afirma.

A comerciante Anelisa Betoni Scarmeloto, 20 anos, dirige desde os 18 e concorda que a mulher é mais cuidadosa no trânsito e com seu veículo. “O carro de uma mulher é mais conservado do que de um homem da mesma idade. Elas se preocupam mais com a segurança”, diz.

A colega Hananda Ferreira, 20 anos, concorda. “Dá para saber se o veículo é de uma mulher ou de um homem só de olhar para ele”, diz. Ela avalia que é justo elas pagarem menos do que os homens em seguros automotivos. “Mulher tem medo de se envolver em acidentes. Por isso, dirige com mais cuidado”, afirma.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN