Notícias | 8 de fevereiro de 2004 | Fonte: CQCS

Ministro Aldo Rebelo negocia mudança na Susep

Está a cargo do novo coordenador político do Governo, ministro Aldo Rebelo, a negociação visando à mudança no comando da Susep. Nesta semana, por pressões da equipe econômica, perdeu um pouco de força o nome do deputado Benito Gama, que é o mais cotado para suceder René Garcia na autarquia. Contudo, é provável que as restrições à indicação de Benito Gama sejam contornadas nos próximos dias, até porque o Palácio do Planalto tem pressa em fazer um afago do PTB – partido da base governista que ficou de fora da reforma ministerial – sem precisar abrir mão de um cargo que, na avaliação das lideranças do Governo, teria muito mais peso que a direção da Susep, tal como uma diretoria na Eletrobras, cobiçada por caciques petebistas.
Outro fator contribui a favor de Benito Gama: a permanência do senador Antonio Carlos Magalhães no PFL, partido oposicionista. Se fosse para o PMDB, como andou cogitando, o ex-governador não pensaria duas vezes antes de vetar a indicação do deputado – antigo aliado da política baiana, que, agora, é desafeto – para o comando da Susep. Mesmo tendo bom relacionamento com o presidente Lula, a influência de Antonio Carlos Magalhães no Palácio do Planalto evidentemente fica menor com a sua desistência de ingressar no PMDB.
Já René Garcia, ligado ao PT, tem fortes aliados no Governo, está prestigiado no Ministério da Fazenda pelo bom trabalho realizado a frente da Susep e, no próprio mercado de seguros, conta com o apoio de muitos segmentos. Mas, politicamente, o Governo precisa do seu posto e acena com a sua nomeação para outro cargo.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN