Notícias | 16 de agosto de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

MetLife Xcelerator e seu papel na jornada de seguros e integração com parceiros estratégicos

Através da solução Metlife Xcelerator, a MetLife registrou um volume de 2 milhões de novos clientes entre janeiro e junho deste ano, consagrando sua posição no mercado com soluções em Vida e Saúde, em sintonia com o Canal Parcerias. De acordo com o vice-presidente comercial da companhia no Brasil, Marcelo Tomei, a plataforma digital desempenha um papel fundamental na jornada de seguros, com integração com parceiros – bancos, instituições financeiras, varejistas, prestadores de serviços de saúde e serviços públicos –, para maior alcance de clientes e fidelização deles.

Lançada no final do ano passado, a MetLife Xcelerator permite que parceiros integrem o seguro na jornada do cliente, de forma ágil, simples e customizada, com soluções amplas que tornam a oferta intuitiva, contextualizada e adaptada tanto às necessidades quanto o momento de vida dos clientes. “Essa integração é rápida pois se adapta aos processos, sistemas e a realidade dos parceiros, sendo realizada através de APIs, o que permite acelerar o tempo de lançamento ao mercado”, explica o Tomei. Como resultado da integração, a oferta de seguros se torna altamente relevante e personalizada, aumentando significativamente a conversão de vendas e a retenção de clientes.

A simplificação e automação de processos desde a venda até o pós-venda é, também, um dos resultados trazidos pela solução. Na prática, inclui-se a comercialização e a compra, o atendimento e a gestão do processo de indenização aos clientes, reduzindo custos e oferecendo as melhores opções de coberturas e soluções.

Há ainda a oferta de Embedded Insurance. “A MetLife Xcelerator possibilita a integração dos seguros diretamente na jornada de compra dos clientes, apresentando as ofertas no momento ideal e no contexto apropriado, o que aumenta a taxa de conversão”, afirma o VP da MetLife Brasil. Além disso, a experiência de compra, uso e gestão dos produtos é totalmente digital, seguindo a linha de simplificação oferecida pela companhia.

Uso de tecnologias emergentes na MetLife Xcelerator

Os bons resultados trazidos pela plataforma se apoiam também no uso de tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA). Para se ter uma ideia de como a ferramenta se tornou braço direito poderoso em muitos ambientes corporativos, dados da pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value” (em portugues, O estado da IA no início de 2024: a adoção da geração IA aumenta e começa a gerar valor), realizada pela McKinsey, apontam que 72% das empresas do mundo já adotaram essa tecnologia no ano, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023.

A MetLife Xcelerator usa algoritmos avançados para análise comportamental e de preferências dos clientes, oferecendo, no momento mais adequado, produtos e soluções personalizados e integrados ao ecossistema dos parceiros. Para analisar os dados, a companhia busca ferramentas aprimoradas para, assim, monitorar e avaliar continuamente o desempenho do que é oferecido. Há, nessa etapa do processo, identificação de oportunidades de melhoria e otimização de processos de venda e pós-venda.

“A solução automatiza diversos processos, desde a análise do risco até o atendimento ao cliente, reduzindo o tempo e os custos operacionais, além de melhorar a eficiência e a precisão das operações. [Também] ajusta a experiência de compra e interação dos clientes, tornando o processo mais relevante e alinhado com suas expectativas, necessidades específicas e momento de vida”, complementa vice-presidente comercial da MetLife Brasil.

Dois milhões de novos clientes em 2024

A MetLife Xcelerator foi fundamental para o Canal Parcerias atingir exclusivamente a marca de 2 milhões de novos clientes no primeiro semestre do ano. “Esse resultado conquistado pela MetLife Brasil demonstra um crescimento expressivo, pois a plataforma desempenha um papel fundamental na jornada de seguros e está integrada ao ecossistema dos parceiros, proporcionando uma experiência digital inovadora de ponta a ponta, que inclui todo o processo de venda e pós-venda”, pontua Tomei.

Além disso, a plataforma caminha lado a lado ao propósito da empresa de ampliar o acesso das pessoas aos seguros, impulsionando a expansão de clientes por meio de parcerias estratégicas com grandes empresas, como o C6 Bank, por exemplo.

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